Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VENANCIO, Valkiria"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação insubordinada do professor fundamentada em sua leitura do software de programação
    (2018) VENANCIO, Valkiria
    Diante da atual cultura digital sente-se necessidade de novas aprendizagens, práticas criativas e éticas, de formação insubordinada criativa do educador. A leitura do professor de software de programação e uso como instrumento para além do letramento digital é vista sob abordagem antiessencialista da tecnologia por meio da metáfora: máquina-texto, design-autor e usuário-leitor. O estudo de caso traz a técnica process tracing, pouco utilizada nas pesquisas brasileiras em educação. Parte-se de formação inicial em Scratch, busca-se as manifestações reais e hipotetiza-se o mecanismo causal que intermedia a formação-causa e uso em sala-resultado. Evidências previstas e avaliadas são especificadas nos casos. Por fim, apresenta-se um modelo generalizável de formação de professores em TDIC em prol da ampliação e contribuição à sua reflexão.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão