Navegando por Autor "VALENTE, Gabriela"
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- ItemA constituição da lógica professoral: um estudo sobre saberes e práticas docentes franco-brasileiras(2021) VALENTE, GabrielaO objetivo deste artigo é propor uma nova forma de compreensão da atividade docente a partir do termo lógica professoral, ou seja, um princípio de justiça composto por saberes docentes e mobilizado pelos professores em suas práticas profissionais. A elaboração desse conceito teve sua inspiração na sociologia pragmática e nos seguintes questionamentos: quais seriam as lógicas de ação que orientam as condutas dos docentes? As mesmas lógicas de ação são utilizadas por docentes em contextos socioculturais diferentes? Seria possível encontrar semelhanças entre os princípios de justiça de profissionais franceses e brasileiros? Para responder a essas questões, foram realizadas observações de campo e 36 professores brasileiros e franceses foram convidados a descrever situações profissionais em entrevistas semidiretivas. A análise de situações ligadas às atividades reais dos docentes revela que, embora haja uma pluralidade de lógicas, existe uma tendência para o uso de uma lógica cívica na França e de uma lógica liberal no Brasil. A discussão desse resultado evidencia que as lógicas de ação estão circunstanciadas a critérios de justiça privilegiados nos contextos nacionais. Contudo, foi possível concluir que, mesmo em configurações socioculturais diferentes, existem saberes profissionais compartilhados pelos docentes nos dois países, que são traduzidos em princípios de justiça e compõem uma lógica de ação professoral.
- ItemPor uma história transnacional da sociologia|| entrevista com Gisèle Sapiro(2022) VALENTE, Gabriela; MÉNARD, Charlène; SETTON, Maria da Graça J.Gisèle Sapiro é diretora de pesquisa e medalhista de prata no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e diretora de estudos no Centro Europeu de Sociologia e Ciência Política (EHESS) desde 2011. Defendeu sua tese em 1994 sob a orientação de Pierre Bourdieu, mobilizando o conceito de campo para compreender a história estrutural da literatura. Sua formação e contato com Bourdieu e com sua obra tornam Sapiro uma das sucessoras do legado bourdieusiano na França. Os trabalhos de Sapiro abordam temas como a autonomia dos campos, o papel político dos escritores e intelectuais e a circulação dos saberes em uma perspectiva internacional, sobretudo no que concerne às ideias de Bourdieu e notadamente nos Estados Unidos. O objetivo da entrevista com Gisèle Sapiro é colocar em perspectiva as diferentes maneiras de ler e interpretar a obra de Pierre Bourdieu, consequências das distinções de tradução e de apropriação no Brasil e no mundo, a partir do ponto de vista de uma especialista que, sem deixar de trazer suas próprias contribuições para a sociologia crítica, muito cooperou para a difusão das ideias bourdieusianas. O trabalho de Sapiro merece a atenção de todos aqueles que compartilham seu entusiasmo intelectual e estabelecem as bases para uma história transnacional da sociologia.