Navegando por Autor "VALE, Flavia Janiaski"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO teatro na educação infantil mediado pela contação de história(2019) VALE, Flavia JaniaskiEste artigo consiste em apontamentos e reflexões que emergiram da parte prática da pesquisa de doutorado intitulada “Colocando um Novo Ponto em cada Conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil”. A pesquisa teve como objetivo central inserir o teatro na Educação Infantil através da contação de história e o do brincar. A peça ‘A Tempestade’ de William Shakespeare foi empregada como fio condutor de uma experiência cênica narrativa, pensada através da ambientação cênica e sonora do espaço escolar, como possibilidade de forjar uma experiência sensório-motora, artística e estética para crianças entre três e cinco anos de idade. O aritgo apresenta três eixos de discussão: teatro com crianças, contação de história e espaço cênico; pensando a contação de história inserida no universo do teatro e no contexto da contemporaneidade, buscando apontar aspectos da teatralidade e da performatividade que permeiam o fazer de quem conta histórias, além de apresentar o teatro a criança pequena. A opção metodológica aplicada foi uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo as crianças como sujeitos criadores. Os procedimentos metodológicos foram: Levantamento Bibliográfico com o aporte teórico: Vygotsky, Bachelard, Celso Sisto, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Gilka Girandello, Luciana Hartmann e Adriana Klisys; Análise Documental e Pesquisa de Campo - foram realizadas apresentações em cinco centros de educação infantil na cidade de Dourados/MS. Com as apresentações foi possível comprovar que o brincar através do teatro e da contação de história tem um importante papel no desenvolvimento social, cognitivo, corporal e imaginativo da criança e do professor.