Navegando por Autor "VALDEZ, Diane"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCamarada Paulo Freire em Goiás: andarilhagens pelo cerrado(2021) VALDEZ, Diane; ALVES, Miriam FábiaEsse texto, que integra o Dossiê de comemoração ao centenário de Paulo Freire, destaca a presença deste educador no Estado de Goiás e está organizado em dois recortes temporais. O primeiro foca nos anos 60, antes do golpe militar de 1964, quando Freire realizou um debate nacional e veio a Goiânia para divulgar as experiências com alfabetização popular, que evidenciaram as suas concepções acerca da educação. O segundo foca no período pós-exílio, com a participação de Freire, em 1980, no III Encontro Nacional de Supervisores, e em 1988, quando ele recebeu a concessão do título de Doutor Honoris Causa proposto pela Faculdade de Educação da UFG. A partir da análise de documentos, assim como dos depoimentos de pessoas que acompanharam esses acontecimentos, podemos constatar que a presença de Paulo Freire em Goiás foi fundamental para o debate de uma educação libertadora e democrática nesses dois momentos da história. Freire marcou um importante encontro com a educação em Goiás, no Brasil e em outros países, este reconhecimento é consolidado em diversos lugares, o que o torna ainda mais o patrono da educação brasileira.
- ItemInocentes expostos: o abandono de crianças na província de goiás no século XIX(2004) VALDEZ, DianeA prática de abandonar crianças não é um fenômeno recente. No decorrer da história é notável como o abandono de crianças permeia diferentes sociedades por inúmeros motivos. No Brasil, esse costume veio com a colonização, pois não há nada que comprove que os indígenas que aqui viviam abandonavam suas crianças. Em Goiás, os registros de batismo indicam que havia um número limitado de crianças abandonadas na Província, fato que diferencia Goiás de outras regiões do Brasil, onde era considerável o número de casos de abandono nas chamadas rodas dos expostos. Um dos fatores a que se deve o não abandono na sociedade goiana é a influência dos indígenas que habitavam a região e que mantinham uma relação de extrema afetividade com suas crianças. Apesar de não ser comum o abandono de crianças por famílias goianas, práticas como a adoção forçada de crianças indígenas, a utilização da mão-de-obra dos chamados “bobos” e a adoção de crianças negras foram muito utilizadas no período em questão.
- ItemLivros de leitura para a infância: fontes para a historia da educação brasileira(2004) VALDEZ, Diane
- ItemVirtudes, instrução e diversão: a infância no primeiro livro de leitura, de Felisberto de Carvalho (1982)(2005) VALDEZ, DianeThis article presents that they characterize infancy in the First book of reading, of Felisberto de Carvalho, edited for the first time in 1982. The central objective of this research is to investigate on which was ideal of infancy praised in one of first