Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "UMPIERRE, Larissa Weber"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Indicadores de preservação digital em projetos de Ciência Cidadã
    (2023) SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; UMPIERRE, Larissa Weber; WITT, Amanda Santos
    Introdução: A ciência cidadã tem crescido como uma abordagem eficaz para envolver o público na coleta e análise de dados em diversos campos da pesquisa científica. A preservação digital dos dados gerados nesses projetos é crucial para garantir a sustentabilidade e acessibilidade dos recursos para futuras pesquisas e aplicações práticas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo propor indicadores e um workflow de preservação digital para projetos de ciência cidadã, com foco em um exemplo prático de monitoramento da qualidade da água. Metodologia: Através de uma revisão da literatura sobre preservação digital e ciência cidadã, identificamos princípios e desafios relevantes e selecionamos indicadores de preservação digital. Com base nesses indicadores, desenvolvemos um workflow para processos de preservação digital em projetos de ciência cidadã. Resultados: Os indicadores selecionados incluem acessibilidade, autenticidade, integridade, interoperabilidade e sustentabilidade. Um workflow de cinco etapas foi desenvolvido, abrangendo coleta e armazenamento de dados, normalização e padronização, preservação e redundância, acesso e compartilhamento, e monitoramento e avaliação. Conclusão: A aplicação dos indicadores e do workflow proposto em projetos de ciência cidadã, como o monitoramento da qualidade da água, pode garantir a preservação eficaz e sustentável dos dados e recursos digitais coletados e gerados, promovendo a colaboração e a inovação na pesquisa científica. A implementação deste workflow e a avaliação contínua dos indicadores podem orientar projetos de ciência cidadã na gestão adequada dos recursos digitais e na promoção do avanço do conhecimento científico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Laboratórios cidadãos em universidades federais do Brasil: inovação e participação social no cenário da ciência cidadã
    (2023-06-27) WITT, Amanda Santos; UMPIERRE, Larissa Weber; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da
    Introdução: A ciência cidadã favorece a participação social em processos científicos. Este artigo busca investigar os Laboratórios Cidadãos das Universidades Federais do Brasil a partir da perspectiva da ciência cidadã. Objetivo: Mapear os laboratórios cidadãos subsidiados por Universidades Federais do Brasil e analisar o seu escopo de atuação, no intuito de entender o seu papel em termos de inovação social e como promovem a participação dos cidadãos cientistas. Metodologia: Consistiu no levantamento das Universidades Federais do Brasil por meio do site institucional Ministério da Educação, onde foram identificadas sessenta e quatro instituições. A próxima etapa contemplou buscas no site institucional de cada uma das Universidades Federais mapeadas a partir de expressões de busca pré-determinadas. Os parâmetros utilizados para enquadrar as iniciativas como laboratórios cidadãos foram: 1) abertura para a participação social; 2) possibilidade de explorar e se apropriar de tecnologias voltadas para os interesses sociais; 3) foco na aprendizagem; 4) direcionamento para a promoção de inovações sociais. Resultados: A pesquisa possibilitou identificar onze laboratórios cidadãos em Universidades Federais brasileiras, que estão alinhados com temas sociais relevantes e geram benefícios em termos de inovações que podem ser socialmente partilhadas. Conclusão: Os laboratórios cidadãos analisados possibilitam uma aproximação entre a Universidade e a sociedade em geral, mas não detalham como as contribuições sociais dos cidadãos cientistas são incorporadas em suas ações. As iniciativas nesta direção ainda são incipientes no país, mas possuem potencial para impulsionar a participação cidadã na pesquisa científica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão