Navegando por Autor "TRUJILLO, Albeiro Mejia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBioética: dogma ou ciência(2019) TRUJILLO, Albeiro MejiaOs desdobramentos dos diversos campos do conhecimento conduziram, entre outros, ao surgimento da Bioética como domínio híbrido de reflexão que permeia a Filosofia, as Ciências Médicas e Biológicas, e a Biotecnologia. Nos domínios do conhecimento quando não se observam os devidos cuidados sobre os limites dos atos humanos, a vontade de experimentação pode transgredir todas as fronteiras da razoabilidade na pesquisa científica, sendo nesse momento que a Bioética intervém alertando a comunidade científica a respeito das fronteiras das ações que têm impacto sobre a preservação da vida, da liberdade e dos estados da natureza humana. Como forma de estimular novos aprofundamentos no campo da bioética, neste texto foram selecionados somente três temas, dentre muitos outros possíveis: a castração humana, o aborto, e a bioética e nanotecnologia. Entre as causas que motivaram a escolha desses temas estão os diversos fatores políticos, jurídicos, econômicos e de desenvolvimento tecnológico presentes nos mais variados contextos da sociedade global contemporânea. Seguiu-se o método observacional espontâneo e a observação indireta documental, objetivando refletir a respeito da importância da Bioética a serviço do conhecimento, não enquanto dogma ou ciência, mas como instrumento epistêmico a serviço da vida e do bem-estar humano.
- ItemMetodologias do ensino de Literatura(2021) TRUJILLO, Albeiro MejiaIn the article presented here are exposed five approaches to the methodology of teaching Literature. It is known that Literature, since ancient times, has been a domain of interface with Philosophy, Sociology, Psychology, History among other fields of knowledge. This characteristic confers on Literature a status of almost independence, but its formal belonging to the great area of Letters and Linguistics reduces it to a simple aid of the process of fixation of the language, when it is not only treated as a ludic object of "acquisition of culture". Such positions in Literature lead to a relative lack of interest in the development and improvement of teaching methods of this field of study and, trying to contribute to this area of knowledge, we present the following methods: methodology of literature teaching from literary studies; methodology of literature teaching as a process of reading and writing; methodology of literature teaching from the aesthetic and ludic dimension; methodology of literature teaching from literary genres; and methodology of literature teaching from the hermeneutic dimension. Returning these instruments to the teaching of Literature, it is intended to stimulate interest in the development of new ways that contribute to literary teaching.