Navegando por Autor "TRAVERSIN, Viviane Aparecida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica e o fomento à leitura: possibilidades para a curricularização da extensão(2022) TRAVERSIN, Viviane Aparecida; LESKE, Samanta Ramos dos Santos; PINTO, Leandro RafaelEste artigo busca ratificar a importância e a contribuição das bibliotecas das instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como propositoras na realização de práticas interativas de fomento à leitura. Também busca apresentar ações de incentivo à leitura que podem ser oferecidas por meio de atividades de extensão, com o intuito de colaborar para a formação educacional e social e trazer novas possibilidades para estratégias de efetivação da curricularização da extensão. Pensando nas possibilidades e estratégias para implementação da curricularização da extensão nas diversas instituições de EPT, questiona-se qual seria o papel das bibliotecas neste processo, considerando a infinidade de atividades que podem ser exploradas nestes espaços e a relevância destas para a formação integral dos sujeitos. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, por meio da descrição das ações propostas e aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) -Campus União da Vitória, no período de 2017 a 2019. Indicam-se sugestões de ações relacionadas à temática, as quais poderão contribuir para a formação integral dos estudantes e para o diálogo da instituição com a sociedade. Diante disso, verificou-se que o desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura pode apresentar resultados positivos com relação ao envolvimento da comunidade interna e externa, e possibilitar a realização de proposições que despertem o interesse pela leitura de forma dinâmica e atrativa, contribuindo também para o desenvolvimento de atividades de extensão e para a implementação da curricularização da extensão