Navegando por Autor "TONIN, Gisleine Sonali Pereira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRetratos da inclusão: o atendimento ao surdo em distintos espaços sociais(2019) CHAVES, Taline Pereira; TONIN, Gisleine Sonali Pereira; GRAFF, PatríciaThis article's research theme is accessibility aimed at the deaf, with the aim of understanding how different social spaces are organized to serve deaf people. This is a bibliographical research, through the analysis of academic studies, available in the Bank of Theses and Dissertations of CAPES and in IBICT, which address accessibility to deaf people in different spaces of society. Data collected from reading each of the selected surveys were categorized, interpreted and analyzed. Studies point to the difficulties faced by deaf people in different sectors of society, such as education, health, leisure and work. They show the absence of translators/interpreters of Libras/Portuguese Language and professionals trained in Libras in social spaces, using other forms of communication that are ineffective to ensure social inclusion.
- ItemRetratos da inclusão: o atendimento ao surdo em distintos espaços sociais(2019) CHAVES, Taline Pereira; TONIN, Gisleine Sonali Pereira; GRAFF, PatríciaO presente artigo tem como tema de pesquisa a acessibilidade direcionada aos surdos, com o objetivo de compreender como os distintos espaços sociais se organizam para atender às pessoas surdas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por meio da análise de estudos acadêmicos, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no IBICT, que abordam a acessibilidade às pessoas surdas, em diferentes espaços da sociedade. Os dados coletados a partir da leitura de cada uma das pesquisas selecionadas foram categorizados, interpretados e analisados. Os estudos apontam para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas nos diferentes setores da sociedade, como educação, saúde, lazer e trabalho. Evidenciam a ausência de tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e de profissionais capacitados em Libras nos espaços sociais, utilizando outras formas de comunicação pouco eficazes para assegurar a inclusão social.