Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TOMIO, Daniela"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola: desafios em tempos pandêmicos
    (2022) REIKAWIESKI, Sandra Bernadete Pinto; SIMÃO, Vera Lúcia; TOMIO, Daniela
    Diante de questões sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas provenientes de um mundo em constante transformação, como nesses tempos, faz-se necessário pensar uma escola que considere a humanização elemento indissociável da educação. Neste sentido, objetiva-se neste artigo compreender implicações de um percurso de formação continuada docente em uma escola no enfrentamento da pandemia, alinhado aos pressupostos teórico-metodológicos da “Ecoformação” e com premissas de uma Educação para o século XXI. Para isso socializa-se um percurso de pesquisa/formação continuada que aconteceu em uma escola do campo multisseriada, da rede pública municipal de ensino de Massaranduba- SC, envolvendo seu coletivo de cinco professores. Os instrumentos utilizados para geração de dados foram questionário, entrevista e depoimento e para análise empregou-se o software MAXQDA com o recurso de nuvem de palavras, valendo-se do método de análise de conteúdo. O referencial teórico pauta-se em Moraes (2010; 2015; 2018), Morin (2000; 2004), Nicolescu (1999), Torre (1997; 2005; 2009; 2019), entre outros. Com as interpretações pode-se concluir que as principais implicações da formação de professores em serviço, alinhada aos fundamentos da Ecoformação e às premissas da Educação para o século XXI, no enfrentamento da pandemia, consistiram nas dimensões do olhar acolhedor, criatividade, resiliência, formação crítica, motivação, cooperação e quebra de paradigma, além de possibilidade de transformação, sensibilidade e conexão, essenciais para os desafios apresentados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Atividades de estudo para aprendizagem e desenvolvimento de neoformações em aulas de ciências: uma reflexão epistemológica a partir da teoria histórico-cultural
    (2020) SCHROEDER, Edson; TOMIO, Daniela
    In this article we present the analysis of a study activity developed by a group of students and a professor of Natural Sciences, from a public municipal school in Blumenau/Santa Catarina. The description, analysis and interpretation of this activities and its effects for the learning and the development of neoformations by the students have been the object of this investigation. Based on that, we propose an epistemological reflection, with assumptions of the Historical-Cultural Theory, taking into account works by Belarusian Vygotsky and Davydov, to understand a study activity as a unit of analysis of human development and, thus, a contribution to the development of innovative experiences for science teaching, anchored in the understanding of learning processes.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão