Navegando por Autor "TOJA, Noale"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEcce Femina pela cosmopolítica das linhas: tecendo bordados com mulheres e bruxas e grãos e animais nas redes educativas(2023) TOJA, Noale; CHAGAS, Claudia Regina Pinheiro Ribeiro; RANGEL, LeonardoMobilizamo-nos em um mundo que se encontra sempre em devir. Levar isso a sério é acolher a proposição de que vivemos no constante movimento das linhas e pontilhados, que formam – e também movem, agitam e alvoroçam – pistas e superfícies. O objetivo do presente texto, um ensaio a três mãos, é compreender como podemos conceber a educação por meio da cosmopolítica das linhas. Escolhemos o exemplo de alguns agregados criados pelos movimentos de mulheres, bruxas, animais e grãos, enlaçados de diversos modos nas redes educativas. A metodologia utilizada se inscreve na educação da atenção (INGOLD, 2020; MASSCHELEIN, 2008), que se relaciona com as pesquisas dos cotidianos (ALVES, ANDRADE & CALDAS, 2019), porque nos coloca diante de outros modos de acessar e experimentar os espaçostempos das pesquisas. Assim, seguir as linhas facilita compreender e experimentar as potências dos variados encontros nas intensidades das diversas linhas emaranhadas que nos ‘formam’ e que ajudamos a transformar.
- ItemProcessos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas(2023) ALVES, Nilda Guimarães; TOJA, Noale; RANGEL, LeonardoO presente dossiê propõe ressaltar as dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas presentes nos processos educativos cotidianos, apontando para as possíveis articulações nos encontros que fazemos nas/das/com as redes educativas que formamos e nas quais nos formamos (ALVES, 2015). Dessa maneira, buscamos reunir narrativas relacionadas a experiências e encontros que nos levam a sentirfazerpensar porque estão implicados em redes heterogêneas e dinâmicas de sentidos, movimentando sons, imagens, cheiros, falas, toques, gostos, sabores etc., que forjam acontecimentos nos múltiplos processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos escolares.