Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TODARO, Monica de Ávila"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Representações da velhice: uma análise dos desenhos de crianças, antes e depois de uma ação educativa gerontológica
    (2022) TODARO, Monica de Ávila; CACHIONI, Meire
    O objetivo deste artigo é analisar as representações da velhice em desenhos de crianças. O referencial teórico adotado está pautado em Vygotsky e Moscovici e considera o espectro sociocognitivo de suas teorias. Parte-se do princípio de que as crianças não desenham apenas o que veem, mas o que sentem, somado ao que ouvem. A pesquisa de campo foi, assim, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental e teve como participantes 32 meninas e 34 meninos. O procedimento previu a coleta dos seus desenhos antes e depois de uma ação educativa gerontológica baseada na audição de livros infantis com personagens idosos. Caraterizada como uma pesquisa-ação, a investigação está vinculada a aspectos sociais e considera tanto os interesses científicos e acadêmicos das pesquisadoras quanto os sentidos que as crianças atribuem às pessoas idosas. Para a análise, de abordagem quali-quantitativa, características físicas, emoções, vestimentas, contexto, atividades e interação social foram correlacionadas ao gênero dos participantes. Diferenças significativas foram encontradas entre os gêneros, com destaque para as meninas que representaram uma velhice mais positiva. Os resultados sugerem a necessidade de novos olhares em relação a essas impressões.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão