Navegando por Autor "THIESEN, Juares da Silva"
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- ItemA cidade como foco de análise em pesquisas no campo do currículo(2022) THIESEN, Juares da Silva; PONCE, Branca JuremaA finalidade do artigo é destacar a contribuição dos estudos curriculares no debate da relação entre currículo escolar e vida na cidade, tomando-se como pressupostos que os territórios da cidade educam, que seus espaços constituem currículos abertos a experiências, aprendizagens e desenvolvimento humano e que a formação pode se tornar mais ampla e significativa quando a escola passa a conceber a cidade como constituinte de seu currículo. O trabalho é resultado da produção de um estado do conhecimento sobre o referido tema, ancorado por uma discussão de fundo teórico. No texto, inicialmente apresentamos o resultado do estado do conhecimento, visando revelar o que já existe de produção científica no Brasil tratando da relação currículo e vida na cidade. Em seguida, caracterizamos brevemente nossa compreensão teórica sobre essa relação e, na última seção, com base nos indicativos das duas primeiras, apontamos possíveis lacunas e possibilidades de pesquisa como desafios para o campo dos estudos curriculares. Entre outros aspectos, o trabalho revela haver significativa produção científica relacionada com o tema, conduzida especialmente por áreas científicas e de conhecimento tais como a geografia, a arquitetura, a educação física, a história da educação, entre outras. A participação de pesquisadores filiados ao campo dos estudos curriculares tem sido baixa nessa produção, por isso a integração mais substantiva na relação currículo-cidade segue constituindo um grande desafio para a formação escolar.
- ItemCurrículos da educação básica brasileira: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização(2019) THIESEN, Juares da SilvaNo texto, analiso o progressivo alinhamento da Educação Básica brasileira aos movimentos pela internacionalização da educação, com especial atenção às estratégias que Estados, Organismos Transnacionais e iniciativa privada vêm mobilizando com a expectativa de ajustarem configurações curriculares de escolas a essa perspectiva que se hegemoniza em escala global. A discussão é feita com base nos conceitos de discurso educacional e acadêmico global de Jason Beech, além de outros, associados com análise das políticas educacionais e curriculares. Aponto que no Brasil as estratégias afetam mais fortemente dinâmicas que envolvem gestão escolar, desenhos curriculares, conteúdos de conhecimento e formação de professores.