Navegando por Autor "THIENGO, L. C."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais uma revisão de literatura(2022) THIENGO, L. C.; AVELAR , D. G. S. de; OLIVEIRA, S. K. N.; SANTOS, F. L. de SEste artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais no Brasil (priorizando-se as disciplinas Química e Biologia), considerando a importância do legado freireanopara a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. Em termos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do levantamento da literatura brasileira nas bases:Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando o período 2010-2020. As produções analisadas indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em Ciências, mas que há uma lacuna no que se refere à articulação das abordagens metodológicas com os elementos centrais em Freire, isto é: a Educação Libertadora de Freire em seu compromisso com uma formação crítica. A questão também se verifica pela lacuna de trabalhos que discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.
- ItemA perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais uma revisão de literatura(2022) THIENGO, L. C.; AVELAR , D. G. S. de; OLIVEIRA, S. K. N.; SANTOS, F. L. de SEste artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais no Brasil (priorizando-se as disciplinas Química e Biologia), considerando a importância do legado freireanopara a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. Em termos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do levantamento da literatura brasileira nas bases:Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando o período 2010-2020. As produções analisadas indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em Ciências, mas que há uma lacuna no que se refere à articulação das abordagens metodológicas com os elementos centrais em Freire, isto é: a Educação Libertadora de Freire em seu compromisso com uma formação crítica. A questão também se verifica pela lacuna de trabalhos que discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.