Navegando por Autor "TEIXEIRA, Robson da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBoletim eletrônico: um estudo de caso na biblioteca do instituto de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ)(2013) TEIXEIRA, Robson da SilvaThis article reports the development of an Electronic Newsletter, as a tool for coping with the challenges posed by the new Information and Communication Technologies to disseminate information in Brazilian Public Universities. It takes as a parameter a case study made in the reference section of “Plínio Sussekind Rocha Library” of the Physics’, Institute of Rio de Janeiro Federal University (IF/UFRJ).
- ItemO papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF UFRJ(2022-12-22) TEIXEIRA, Robson da SilvaIntrodução: o tema do relato de experiência é o uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF UFRJ como ferramenta para desenvolver habilidades informacionais dos usuários. O relato aponta uma problemática contemporânea a respeito da utilização de mídias sociais nas Unidades de Informação e organização de conteúdos virtuais. Objetivo: tem como objetivo avaliar a funcionalidade do canal de vídeos, objetivando assim enquadrá-lo como uma ferramenta de disseminação de informação em consonância com as demandas do público-alvo. Metodologia: a metodologia se caracteriza na tipologia de caráter exploratório, teor qualiquantitativo; e envolveu no seu desenvolvimento atividades ligadas a métodos e técnicas aplicadas. Resultados: os resultados indicaram que o canal de vídeos é uma importante ferramenta para capacitar usuários na utilização de fontes de informação ligadas ao cenário científico da Física. Constatou-se, também, que o relato contribuiu para reafirmar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Biblioteca do IF UFRJ, no momento que possibilitou capacitar os usuários através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos disponível na Internet. Conclusão: a conclusão é que a implementação do canal de vídeos possibilitou alcançar de maneira mais ágil e efetiva as demandas dos usuários que utilizam a Unidade de Informação e o consequente desenvolvimento de habilidades informacionais.