Navegando por Autor "TAUCHEN, Gionara"
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- ItemApresentação(2019) TAUCHEN, Gionara; REIS, Natanael BonfimO Dossiê Avaliação da Educação Superior, que publicamos na Revista da FAEEBA – Edu-cação e Contemporaneidade, busca socializar pesquisas sobre a avaliação da Educação/Ensino Superior, tais como: políticas de ava-liação, sistemas nacionais e internacionais de avaliação, avaliação externa, processos de acre-ditação, autoavaliação institucional e avaliação do ensino, da aprendizagem, da pesquisa, da extensão e da gestão educacional.
- ItemAvaliação externa das instituições de educação superior: um estudo comparado entre Brasil e Cabo Verde(2017) TAUCHEN, Gionara; SEMEDO, João Felisberto Fernandes; DEVECHI, Catia PiccoloNo presente estudo, organizado na perspectiva dos estudos comparados, pretendemos discutir acerca dos princípios e critérios orientadores dos processos de avaliação externa que incidem sobre a organização das instituições de Educação Superior do Brasil e de Cabo Verde. Analisamos como cada País tem regulamentado a relação entre a Educação Superior e a sociedade e atendido seu compromisso com as políticas públicas. Concluímos que a criação de sistemas de avaliação externa no Brasil e em Cabo Verde vincula-se à necessidade de regulação dos Estados e à indução da qualidade dos sistemas educacionais, em um cenário de diversificação de modelos institucionais, de expansão do acesso à Educação Superior e de integração e de reconhecimento internacional.
- ItemAvaliação, regulação e autonomia do ensino superior em Angola: perspectivas e desafios(2019) TAUCHEN, Gionara; BORGES, Daniele Simões; CORREIA, João Manuel FilhoA demanda pela formação de profissionais, aliada ao entendimento do Ensino Superior como fator de desenvolvimento, contribuíram com a ampliação dos sistemas de ensino na África Subsaariana, demandando ações dos Estados como organizadores, supervisores e fiscalizadores da qualidade das instituições.Situado neste contexto, o presente artigo tem por objetivo contextualizar a organização do Ensino Superior em Angola e analisar o papel regulador do Estado na avaliação e acreditação das instituições. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo narrativa. Por meio da análise dos dados, produziu-se o eixo narrativo Autonomia: dilemas entre avaliação e regulação. Concluímos que em Angola os marcos legais reforçam princípios reguladores do Estado-avaliador, coexistindo com a ideia de autonomia como ampliação da participação política e social. Neste sentido, é necessário articular os processos de avaliação e de regulação, pois o primeiro comporta a autonomia e a diversidade das instituiçõese sujeitos educativos, os quais podem subsidiar e fundamentar as decisões no âmbito da regulação do Estado.
- ItemDa transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências(2012) FÁVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara; SCHWANTES, LavíniaNeste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada por uma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.