Navegando por Autor "TAFFAREL, Celi Nelza Zülke"
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- ItemA pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas(2022) GAMA, Carolina Nozella; ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza ZülkeEste artigo objetiva apontar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas, orientando a compreensão do fenômeno educativo, contribuindo com a alteração da prática pedagógica, no sentido de articulá-la aos interesses da classe trabalhadora. Considerando a pertinência das elaborações desenvolvidas coletivamente acerca da PHC, que vão desde a realização de eventos, cursos e disciplinas, livros, artigos, teses e dissertações, indicamos a necessidade de balanços da produção do conhecimento, que adentrem na análise do conteúdo destas produções, indicando avanços e possíveis lacunas a serem coletivamente assumidas.
- ItemBases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa(2022) ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina NozellaDiscutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.
- ItemBases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa(2022) ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina NozellaDiscutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.