Navegando por Autor "STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGamificação do ensino da Educação Física escolar em tempos de pandemia COVID-19(2022) FERNANDES, Marcela de Melo; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida GuimarãesEste artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática gamificada, oriunda de uma pesquisa vinculada à tese de Doutorado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado/RS/Brasil. A pesquisa se justifica pela necessidade de práticas inovadoras para o ensino da Educação Física escolar,tendo como objetivo melhorar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio através de uma sequência didática gamificada. Esta sequência didática foi aplicada durante um trimestre letivo (setembro a dezembro) do ano 2021, com 80 alunos,do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais na cidade de Arcos/MG. Todas as atividades foram desenvolvidas de formavirtual. A pesquisa teve caráter experimental, de natureza quanti-qualitativa. Para desenvolver a gamificação no ensino da Educação Física foram trabalhadas atividades com os alunos em diversas plataformas digitais: Neapord, Wordwall, Google forms,Seppo, Google planilhas, Moodle.Os dados para averiguar o índice de participação dos alunos foram coletados nas próprias plataformas, e esses foram codificados e analisados, adotando do nível de significância de 5%, ou seja, valor-p menor que 0,05. Recorremos também a Wolcolt (1994) para a realização da descrição da análise, observação e interpretação da sequência didática gamificada. Os resultados mostraram que,com o uso da sequência didática gamificadahouve um aumento significativo na participação dos alunos nas aulas síncronas, bem como na realização das atividades gamificadas desenvolvidas.