Navegando por Autor "STAVNY, Fabiola Martins"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOficinas pedagógicas entrelaçadas às unidades temáticas de matemática e às vivências na formação e prática docente(2021) STAVNY, Fabiola Martins; ATTOS, Silvana Gogolla de; BALBINO, Renata; ZATTI, Evandro AlbertoEste artigo tem por objetivo analisar as contribuições deoficinas pedagógicas na formação continuada em matemática e na prática pedagógica de um grupo de professoras participantes do projeto de formação intitulado “O ensino e aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”,durante o primeiro e segundo semestres de 2019, no município de Ponte Nova, Minas Gerais.Para a produção dos dados foram utilizados fotografias e questionários reflexivos dos momentos experienciados nas oficinas pedagógicas sobre as unidades temáticas “Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As oficinas pedagógicas como estratégias teórico-metodológicas vivenciadas nos encontros formativos e em aulas de matemática do grupo participante contribuíram para novas aprendizagens em relação ao estudo e àspráticaspedagógicas das unidades temáticas nos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, de forma lúdica, prazerosa e problematizadora. Estas proporcionaram aulas mais ricas e motivadoras, as quais os professores revelaram que seus estudantes puderam perceber a matemática como “algo mais simples” e de fácil entendimento.