Navegando por Autor "SOUZA, Mário José de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial(2017) TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; BARROS, Rodrigo Carvalho do Rego; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; SOUZA, Mário José de; BARRPS, Nelson Filice deEste estudo elege como objetivo investigar a saúde do professor atuante em classe hospitalar na rede pública estadual de educação em Goiás. Enquanto metodologia utiliza-se a pesquisa-ação na perspectiva existencial. Como resultante da investigação de campo, foi proposto, em parceria com os atores e autores da pesquisa, um curso de formação em saúde mental com os docentes do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar, valendo-se do método Problem-Based Learning (PBL), uma estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em problemas e que elege como foco o aprendizado centrado no aluno.
- ItemFormação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial(2017) TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; BARROS, Rodrigo Carvalho do Rego; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; SOUZA, Mário José de; BARROS, Nelson Filice deThis study aims to investigate the health of the hospital class teacher in the state department of education in Goiás. The methodology used was existential research-action. As a result of the field research, a training course in mental health was proposed in partnership with the actors and authors of the research with the teachers of the Nucleus of Hospital Educational Attendance, using the Problem-Based Learning (PBL) method, a pedagogical strategy of problem-based learning that focuses on student-centered learning. The effective, collaborative and engaged participation of authors and actors in the research brought, as a result, theoretical and methodological insights on the proposed theme. Reflection on the difficulties in attending cases involving mental disorder, greater knowledge about mental illness and its reflexes on behavior, clarification on action procedures and construction of referral protocols.