Navegando por Autor "SOUZA, Juliano de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMonitorando e avaliando políticas de esporte e lazer no Brasil: a experiência dos programas esporte e lazer da cidade (PELC) e vida saudável (VS)(2022) MENEGALDO, Pedro Henrique Iglesiaz; MALAGUTTI, João Paulo Melleiro; SOUZA, Juliano de; STAREPRAVO, Fernando Augusto
- ItemO movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científico(2022) REIS, Rafael Augusto Marques dos; BADARÓ, Luiz Fernando; OLIVEIRA, Vinicius Machado de; SOUZA, Juliano deEste artigo sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da educação física (EF) nos Estados Unidos, de modo a fornecer elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros marcadamente reflexivos. Nesse percurso, procura-se restituir alguns dos elementos fundantes do movimento disciplinar da EF norte-americana, bem como identificar suas contribuições e limites para a estruturação da área como um campo científico. Em termos metodológicos, o estudo configurou-se como teórico-bibliográfico e de vertente exploratória. A partir desse delineamento, foram inicialmente mobilizados artigos e capítulos de livros da literatura nacional e internacional atinentes ao debate epistemológico da EF e, posteriormente, analisadas as informações com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu. Como conclusão, destaca-se que o movimento disciplinar na EF norte-americana trouxe avanços e contribuições significativas para situar a EF na hierarquia da ciência e, ao mesmo tempo, justificar sua existência no ensino superior. Em que pesem, no entanto, esses aspectos producentes, o movimento disciplinar da EF não pôde conter os efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta, sobretudo no que tange à fragmentação da EF em diferentes subáreas que não apenas pouco se comunicam, mas também concorrem pela definição do todo no campo. De qualquer modo, o movimento disciplinar ao reconhecer no movimento humano o conector comum das diferentes frentes de investigação da área não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma.
- ItemPara uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e Lahire(2022) BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; SOUZA, Juliano de; GARCIA, Rui ProençaEste artigo discute a possibilidade de uma teoria do capital esportivo a partir dos preceitos do que se pode denominar de um modelo disposicionalista no contexto dos esportes. Busca-se, portanto, elencar alguns aspectos teóricos que informam esse modelo e defendê-lo como um dos contributos da obra de Pierre Bourdieu para as áreas de educação física e ciências do esporte. Nesse sentido, são recuperados alguns elementos fundantes do programa de pesquisa disposicionalista demarcado no campo da sociologia francesa, mais especificamente em obras de Bourdieu e Lahire, para pensar o modo como as disposições esportivas, mais ou menos duradouras, são produzidas relacionalmente ao acúmulo de um capital esportivo. Foram revisitados alguns estudos que analisaram as trajetórias esportivas de atletas de diferentes modalidades e, em seguida, inferiu-se que elas endossam a necessidade de um modelo de socialização no domínio dos esportes que procure expandir a lógica de explicação das trajetórias esportivas que se assenta na herança familiar. Conclui-se a partir do artigo que: está devidamente demarcado um programa disposicionalista nas áreas de educação física e ciências do esporte no Brasil|| a noção de “capital esportivo” ajuda a pensar as trajetórias biográficas dentro do campo dos esportes|| e a família e a educação física escolar são espaços de socialização esportiva.