Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, Graziela Ferreira de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Articulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa
    (2021) SOUZA, Graziela Ferreira de
    Este artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão