Navegando por Autor "SOUZA, Gizele de"
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- ItemA educação católica da infância ítalo-brasileira em colombo-paraná (1915 – 1965)(2021) MOTIN, Mara Francieli; SOUZA, Gizele deO propósito deste artigo abarca uma discussão sobre a infância da cidade de Colombo/PR, entre 1915 e 1965, perpassando temáticas da educação, imigração italiana e congregações católicas. A partir deste contexto, objetivamos elencar quais as ações educacionais, além dos muros escolares, que os Padres Passionistas, em conjunto com congregações femininas, propuseram à infância. Utilizamos como fontes o Livro Tombo da Igreja Matriz, uma carta de paroquianos colombenses destinada ao Bispo de Curitiba, além de fotografias e jornais, analisados não só pelo prisma das representações desta instituição, mas também em como ela precisou se adaptar ao lugar e produzir. Percebe-se que Igreja e comunidade, amparadas em características étnicas, trabalharam juntas, projetando e ampliando ações para a formação educacional católica da infância.
- ItemA incorporação da cultura física na instrução pública paranaense: em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)(2022) SILVA, Marcelo Moraes e; MORO, Vera Luiza; SOUZA, Gizele deO presente artigo investigou o processo de incorporação da cultura física pela instrução pública do Paraná, principalmente a inserção dos saberes relativos à Gymnastica, no período compreendido entre os anos de 1882 e 1917. Os documentos utilizados foram os relatórios de Governo, Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos, com especial atenção aos manuscritos que tratam da situação da instrução pública paranaense. Também foram utilizadas as fontes jornalísticas, encontradas nos seguintes periódicos paranaenses: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia e A Tribuna. A análise dos documentos indicou um lento processo de especialização da Gymnastica, marcado por uma série de avanços e recuos em busca de uma ginástica que contribuísse para a educação physica dos jovens paranaenses. A título de conclusão o artigo aponta que, nesse processo de incorporação dos elementos da cultura física, a instrução pública paranaense caminhou em direção a uma ginástica com um forte apelo racional, higiênico e educativo.
- ItemInstrução e educação higiênica da infância catarinense na Primeira República (1910-1930)(2007) HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira; SOUZA, Gizele deEste texto discorre acerca dos modos eleitos para se solucionar os problemas educacionais de higiene no estado de Santa Catarina, a partir da these de Oswaldo Rodrigues Cabral (1929). Como, na visão de Cabral, se efetivaram ou não, as intenções de se empreender a profilaxia da infância por meio das propagandas de princípios higiênicos, tendo como parceiras a escola e a família? Além disso, outra questão procura responder: como se constituiu a instrução e a educação higiênica da infância catarinense – o que fazer e o que ensinar –, no intuito de formar cidadãos sadios que contribuíssem com o progresso do Estado e da nação brasileira? A análise diz respeito aos cinco primeiros subtítulos – educação e instrucção – da segunda parte da these citada.
- ItemPelo fio do nome: relações transnacionais no processo de provimento material do Ginásio Paranaense (1892-1906)(2022) GARCIA, Gecia Aline; SOUZA, Gizele deEste texto utiliza-se de aspectos provenientes da pesquisa realizada no âmbito do curso de mestrado, bem como no de doutorado, situada nos debates sobre o provimento material escolar, a história da educação e a abordagem transnacional. Na esteira do método onomástico de Carlo Ginzburg (1991), com o fio do nome, foi encontrada uma maneira de apreender os sujeitos envolvidos no processo de suprimento e fabricação dos móveis escolares destinados ao Ginásio Paranaense em fins do século XIX e início do XX. Desse modo, este trabalho tem como objetivo identificar e mapear as referências transnacionais no processo de consumo dos artefatos dirigidos ao ensino secundário, averiguando quais necessidades eram postas e como eram satisfeitas. A empiria documental corresponde a artigos de jornais consultados por meio da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional|| relatórios e ofícios de representantes governamentais, consultados no Departamento de Arquivo Público Paranaense|| além de fontes iconográficas encontradas no acervo do Colégio Estadual do Paraná e atas do Museu Maçônico do Paraná. O trabalho tem como arcabouço teórico as contribuições de Serge Gruzinski (2001) no que se refere às conexões internacionais e intercontinentais no processo da investigação histórica|| Eugenia Roldán Vera e Eckhardt Fuchs (2019) com a discussão sobre a história transnacional no âmbito educacional|| e Cynthia Greive Veiga (2018) para compreender as margens existentes entre as necessidades da escola e como estas são atendidas.