Navegando por Autor "SOUSA, Robson Simplicio de"
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- ItemA tradição de linguagem em Gadamer e o professor de química como tradutor-intérprete(2018) SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do CarmoIn this study, we articulate Hans-Georg Gadamer'slinguistic tradition concept and its educational repercussionwith the idea of the teacher as translator-interpreter in Chemistry teaching. Our starting point ismotivatedby the chemist Pierre Laszlo,whofollowsan ontological perspective of language, especially Gadamer’s, a German philosopher who established the Philosophical Hermeneutics with his 1960’sworkTruth and Method. We present elements that help us to dedicate to the concept of linguistic tradition brought by Gadamer and in how this concept reverberates in the fieldof the Philosophy of Education. From Gadamer’s illustration about the interpreters of the linguistic tradition it was possible to perceive the Chemistry teacher also as a translator-interpreter of the linguistic tradition of science that he intends to teach. Thus, we draw provocations to the formation and performance of the Chemistry teacher while we try to seek to overcome what we call dialogic limitation, historical limitation and writtinglimitation. We consider that these formative provocations about the tradition can contribute to the Chemistry Education with more history, more criticalness, more subjectivity and experience of the subjects that work in it.
- ItemLinguagem da química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos(2023) ORLANDIN, Geane Caroline Orlandin; SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do CarmoNeste ensaio, pretendemos abordar a linguagem da Química a partir de duas perspectivas: a epistemológica e a hermenêutica. Partimos do pressuposto de que a linguagem constitui os seres humanos e que, a partir dela, torna-se possível a comunicação e a interação, ou seja, os seres humanos se constituem pela e na linguagem e dela são dependentes. Sua importância se reflete no campo educacional, pois ao considerarmos que a escola é um lugar de aprender a viver em sociedade, a interpretação, a compreensão e o diálogo sobre o conhecimento se dão na linguagem. No ensino de Ciências, é possível destacar a presença de duas perspectivas de linguagem. Portanto, este trabalho trata da linguagem da Química a partir destas duas perspectivas: i. a linguagem fundamentada pela epistemologia e; ii. a linguagem fundamentada pela hermenêutica. Por conta da importância das duas perspectivas na compreensão do conhecimento historicamente produzido e ao compromisso da escola em sua transmissão às gerações mais jovens, este ensaio propõe um estudo da linguagem da Química fundamentado a partir dessas duas perspectivas, entendendo-as de forma complementar. Através da ideia de complementaridade, a epistemologia trataria da racionalidade técnica, com seus direcionamentos lógicos e instrumentais e a hermenêutica trataria da racionalidade do compreender por meio da historicidade e da tradição.