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Navegando por Autor "SOUSA, Renata Teófilo de"

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    Aspectos da parábola e da catenária: um estudo à luz da geometria dinâmica
    (2022) SOUSA, Renata Teófilo de; ALVES, Francisco Régis Vieira; SOUZA, Maria José Araújo
    Os estudos sobre a parábola nos livros-texto é algo corriqueiro, diferente da curva catenária, mesmo ambas tendo certas similaridades. A catenária foi alvo de grandes discussões dentro da História da Matemática e da evolução do Cálculo Diferencial, mas a discussão sobre ela ainda é limitadanos livros-texto utilizados nas licenciaturase raramente é mencionada no decorrer da educação básica. Oobjetivo deste trabalho é realizar um estudo destas curvas, apresentando suas similaridades e diferenças com o aporte do software GeoGebrapara sua visualização, manipulação e compreensão matemática. Para tal, utilizamos como metodologia a Engenharia Didática (ED) em suas duas primeiras fases,análises preliminares e análise a priori, em que buscamos fazer um levantamento histórico, epistemológico e didático sobre estas curvas, bem como apresentar uma construção no GeoGebra como proposta didática, visando subsidiar a metodologia docente ao versar sobre este tema com amparo da tecnologiadigital
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    O ensino de funções do 1º grau por meio da gamificação com o Escape Factory
    (2022) SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; SOUSA, Renata Teófilo de; ALVES, Francisco Régis Vieira
    O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições da plataforma Escape Factory na sistematização e organização de atividades, utilizando o conteúdo de funções do 1º grau por meio de estratégias de gamificação em uma atividade desenvolvida de forma remota. A metodologia adotada para este trabalho é de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa exploratória, em que a participação dos estudantes nos permitiu aprimorar ideias ou hipóteses sobre a viabilidade no uso da plataforma,fornecendo dados para análise com base em sua desenvoltura na atividade. O público-alvo foi um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública estadual do campo. Os resultados mostram a aceitação da plataforma, as características da gamificação presentes no trabalho, o desempenho dos alunos e suas impressões sobre a experiência, a visão do professor sobre o uso da plataforma, bem como as fragilidades encontradas nesta experiência. Por fim, constata-se que as aulas com gamificação estimulam a participação dos alunos e promovem um ambiente propício à aprendizagem, mesmo com as dificuldades encontradas em seu uso. Além disso, o fato de existirem poucas pesquisas com a plataforma Escape Factory mostra que este trabalho traz um recurso a ser explorado por professores e estudiosos da área, dado o potencial que a gamificação tem de desenvolver competências e habilidades nos alunos.

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ISSN 1518-6385

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