Navegando por Autor "SOUSA, Francisca Vanessa dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA relevância da brincadeira e do lúdico na educação infantil(2022) SOUSA, Francisca Vanessa dos Santos; LODI, Ivana GuimarãesO Ensino lúdico na educação infantil, tem se tornado alvo de muita discussão, com isso muitos dos profissionais dessa área têm enfretado críticas por usarem a ludicidade nas salas de aula. Podemos observar que a brincadeira na sala de aula da educação infantil proporciona paralelamente estímulos, desenvolvimento social e pessoal. Atualmente, surge a dúvida, até mesmo nas instituições escolares, como também entre os profissionais da educação, de se trabalhar o lúdico como a única práxis, ou de maneira complementar, contribuindo assim com o desenvolvimento das habilidades e também, da aprendizagem. Precisa-se compreender a importância do lúdico como passaporte para o desabrochar na criança do interesse pela escola, pelo conhecimento, pelas descorbertas. O professor é o mediador que planeja as brincadeiras, com todo cuidado e percepção, pois nem sempre uma brincadeira vem acompanhada da ludicidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar as formas de trabalhar o lúdico na educação infantil como forma de estimular a criança desde cedo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em diversas fontes. Observamos que através do lúdico as crianças aprendem regras sociais e limites, e passam a entender o próprio espaço como sendo do outro também. É notório quando uma criança se depara com um brinquedo ou brincadeira prazerosa, pois a mesma passa a aceitar as regras sem esforços, apenas pelo prazer de brincar, de participar, de se sentir co-participante daquele momento. Dessa forma, o estudo nos mostra que para as crianças da educação infantil é muito importante a ludicidade para o seu desenvolvimento e a apreensão do mundo.