Navegando por Autor "SOPELSA, Ortenila"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEntrevista ao professor Héctor Rubén Cucuzza(2007) HOFF, Sandino; SOPELSA, OrtenilaO professor e pesquisador Héctor Rubén Cucuzza (HC) é um dos mais importantes historiadores da educação da América Latina. Tem muitas obras publicadas, resultados de investigações, estas realizadas sempre em grupos de pesquisa. Participou da criação de grupos nacionais de investigação no Brasil e na Argentina, por exemplo, a Sociedade Argentina de História da Educação (SAHE), da qual foi o primeiro presidente.
- ItemO Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos(2011) RIOS, Mônica Piccione Gomes; SOPELSA, OrtenilaEste artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)||Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica||Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis||Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso||A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles||A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas||Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico||Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens||A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.
- ItemTessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID(2017) SOPELSA, Ortenila; SANTOS, Simaiqui Teresinha dos; MELLO, Regina OnedaEste artigo é parte de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva, com o objetivo de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação continuada de professores. A amostra se constituiu de cinco diretoras de escolas de Educação Básica conveniadas ao Programa; cinco coordenadores de área dos subprojetos de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); cinco supervisores professores regentes e cinco acadêmicos bolsistas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que a articulação entre Ensino Superior, PIBID e a prática na sala de aula oportuniza compreender e aprender a profissão, nas relações entre teoria e prática, no planejamento e na execução das ações pedagógicas.