Navegando por Autor "SONZA, Aline Picoli"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUm olhar sobre a matemática no ensino integrado: estudos relacionados(2022) SONZA, Aline Picoli; FAGAN, Solange BinottoO crescimento do ensino técnico integrado de nível médioé apontado como importante tendência dos últimos anos no Brasildevido,principalmente,à ampliação de acesso à rede federal de educação. A integração pode ser vista como uma possibilidade de construção de conhecimentos que podem ressignificar processos de ensino e aprendizagem. A matemática, além da importância dos conceitos específicos, torna-se uma espécie de instrumento que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração sendo, também, indispensável para construção de conhecimentos em outras áreas como a física e a química, entre outras. Assim, pode ser vista como um componente curricular capaz de transitar e dialogar mais facilmente em diversas áreas do conhecimento. O presente estudo traz algumas discussões sobre o ensino médio integrado ao profissional, com um olhar sobre a disciplina de matemática, a partir de publicações envolvendo o tema. Parte integrante de uma pesquisa a nível de doutorado, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das teses, dissertações e artigos científicos publicados no período compreendido entre 2015 e 2019. Foi possível perceber uma grande carência de pesquisas relacionadas ao ensino integrado e a matemática no nível médio de ensino.