Navegando por Autor "SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos"
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- Item“É proibidaa igualdade de gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande –Paraíba (2017-2018)(2021) ARRUDA, Guilherme de Lima; SOARES JÚNIOR, Azemar dos SantosEste artigo tem por objetivo analisar os discursos dos parlamentares que propuseram a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” nos municípios de Santa Rita, Patos e Campina Grande, no estado da Paraíba. Essas leis foram propostas e aprovadas a partir de embasamentos ideológicos cristãos, de um modelo tradicional de família e de uma visão deturpada da teoria marista, com a finalidade de proibir o debate de gênero nas escolas públicas e privadas dos referidos municípios. Metodologicamentese utilizaa proposta da análise do discurso a partir de Foucault (2014),que visa perceber a produção discursiva como um exercício de leitura, interpretação e produção de um outro/novo discurso. Para tanto, debruça-sesobre as entrevistas feitas com os três parlamentares no sentido de perceber seus interesses e “ideologias” defendidas. Ideologia, gênero e educação são categoriasfundamentais para o diálogo teórico neste texto. Portanto, conclui-se que a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” funcionou como um dispositivo proibitivo e punitivo, mas que também gerou alguns tipos de resistências.
- Item“Para formar o viveiro de bons marinheiros”as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871-1890)(2019) SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos; CURY, Cláudia EnglerInspired by models from countries such as England, France and Russia, companies were created for sailors apprentices in Brazil. The first was instituted in 1840 at the Court. In 1871, the Company of Seamen Sailorswas created in the province of Parahyba and in 1873 in the province of Rio Grande do Norte. We discuss here the conditions of creation of these educational spaces in the two provinces and the constitution of a school curriculum intended for the formation of those young people. Beyond the disciplines, it is important to understand the educational practices prescribed for the organization of daily school life and the ways of controlling the bodies that should be instructed and disciplined. Methodologically, the reports of the provincial president andministers of the navy are analyzed, a space in which the proposal to “train good sailors and a profitable education for children exposed to vices and misery” was circulated.