Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOARES, Solange Toldo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Concepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas
    (2016) SOARES, Solange Toldo
    Escolhemos a cartografia social como metodologia de nossa pesquisa, que buscou comparar as perspectivas analíticas explicitadas pelos pesquisadores com as concepções de Estado e Política Educacional em suas análises. Mapeamos, assim, na amostra analisada, referente ao campo de estudo da Política Educacional, que as perspectivas epistemológicas mais recorrentes foram o marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e pluralismo, porém nem sempre essas apareceram de forma explícita nos trabalhos, o que nos levou a inferir que o debate epistemológico no campo de estudo da Política Educacional, no Brasil, é urgente e necessário. Ademais, de forma plural, procuramos apresentar as concepções dos autores sobre Estado e Política Educacional e a possível relação com a epistemologia utilizada. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional depende de expressões mais veementes sobre as concepções de Política Educacional e Estado, seja qual for a teoria e epistemologia adotadas pelo pesquisador, visto que seus conceitos poderiam trazer mais reflexões no que diz respeito às mediações necessárias para a efetivação do direito à educação no país, pois, sem rigor conceitual, podemos deixar de ter uma pesquisa politicamente comprometida.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão