Navegando por Autor "SMOLKA, Ana Luiza Bustamante"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho -desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade(2021) SMOLKA, Ana Luiza BustamanteEste artigo tem como objetivo a reflexão sobre o trabalho docente pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e o exame de pressupostos teóricos e epistemológicos de base marxiana que tem sustentado estudos e pesquisas sobre o assunto, noBrasil. Motivada pela proposta de simpósio no IV Congresso Internacional em Clínica da Atividade, a autora toma como base para as reflexões três trabalhos produzidos nas primeiras décadas do século XXI, os quais são ilustrativos da pluralidade de enfoquese se mostram exemplares dos esforços realizados no sentido de se compreender e analisar o trabalho docente permeado pelas intrínsecas contradições do mundo contemporâneo. Em meio às contradições, as reflexões de Vigotski com relação à temática mostram-se inspiradoras e provocadoras de novas indagações e investigações.
- ItemO trabalho criador como vivência duplicada do ator em si e na personagem: a perejivanie (est)ética(2023) MAGIOLINO, Lopes Salomão Lavínia; SILVA, Daniele Nunes Henrique; SMOLKA, Ana Luiza BustamanteO artigo aprofunda a relação entre emoção e imaginação (enlace emocional) na vivência duplicada do ator no trabalho artístico criador. Com base no conceito de perejivanie em Vigotski, Stanislavski e Vakhtangov, enfoca-se o trabalho empírico realizado com uma companhia teatral que articula crítica social às experiências pessoais dos atores, por meio de registros em vídeo e diário de campo, bem como de autoconfrontações. Analisando o processo criador, ressalta-se que: o sentimento vivenciado, sentido-pensado em imagens pela atriz, afeta sua subjetividade e a construção da personagem; a revivência da atriz é alicerce para a criação - esfera em que ética e estética se (con)fundem na perejivanie (est)ética. Tais elementos são importantes à compreensão da experiência artística e à educação estética.