Navegando por Autor "SILVEIRA, Everaldo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepresentações auxiliares na aprendizagem matemática: o caso dos materiais manipulativos no ensino do sistema de numeração decimal(2023) SABEL, Eduardo; SILVEIRA, EveraldoO uso de materiais manipuláveis faz parte da cultura escolar, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, diferentes perspectivas, por parte de diferentes autores, têm sido usadas para investigar suas contribuições à aprendizagem. Neste artigo, buscamos colaborar com essas discussões, tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, a partir do olhar sobre as representações transitórias. O objetivo é ampliar o debate acerca das representações auxiliares na aprendizagem matemática, sobretudo o caso dos materiais manipulativos utilizados no ensino do sistema de numeração decimal. Para fins de recorte e exemplificação, refletimos sobre o caso dos Blocos base deze o Ábaco, amplamente usados nos anos iniciais do Ensino Fundamental e incentivados pelos livros e documentos norteadores. Por meio de umaabordagemqualitativa, realizamos um diálogo teórico entre os manipulativos e o conceito de representação auxiliar da teoria de Duval. Como resultados, foi possível entender o papel semiótico desse tipo de representação para a aprendizagem matemática, considerando que são recursos que contribuem para mobilizardiferentes pensamentos matemáticos, embora seu papel principal seja o de auxiliar o estudante compreensão e transição entre outrosregistros de representação semiótica