Navegando por Autor "SILVA, Wagner Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação científica na pós-graduação uma abordagem da linguística aplicada(2024) SILVA, Wagner RodriguesDescreve-se uma abordagem da educação científica desenvolvida e experienciada na formação de docentes e pesquisadores, numa pós-graduação em estudos linguísticos aplicados, na Região Norte do Brasil. Nesse sentido, este artigo apresenta a caracterização de uma ferramenta denominada Circuito da Educação Científica (CEC), utilizada no planejamento de curso na perspectiva da referida abordagem. A pesquisa documental ainda ilustra os desafios instaurados numa tarefa de divulgação científica integrante do planejamento. Fundamenta-se numa articulação indisciplinar de pressupostos teóricos sobre práticas de pesquisa no ensino e na formação docente. O estudo mostrou que a faceta processual da educação científica foi favorecida pelo planejamento colaborativo do curso, e revelou quatro atividades linguísticas instauradas na reescrita de artigos de opinião produzidos e publicados em jornais: escolha lexical; nomenclaturas definidas; referência e citação; e conteúdo tematizado. Essa tarefa garantiu uma experiência de divulgação científica pelos pós-graduandos.
- ItemEstudo do verbo em livros didáticos: excesso permanente de metalinguagens para crianças(2021) SILVA, Wagner Rodrigues; ANDRADE, Ayne Almeida; BATISTA-SANTOS, Dalve OliveiraInvestigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante à classe morfológica dos verbos. Investigamos o manual do professor da coleção selecionada, além dos cinco volumes didáticos destinados aos alunos. Os resultados revelaram que três livros apresentam um trabalho pedagógico sistematizado sobre formas verbais e informado por atividades metalinguísticas. Os verbossão focalizados em textos completos ou, inclusive, em excertos selecionados. As noções de gêneros textuais não influenciaram diretamente o enfoque gramatical, diferentemente do recomendado na literatura científica de referência e em diretrizes curriculares oficiais.
- ItemMarcas gramaticais no texto injuntivo das instruções de uso: subsídios para a pratica do professor(2005) SILVA, Wagner Rodrigues