Navegando por Autor "SILVA, Rafaela Carolina da"
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- ItemA competência em informação e midiática voltada à cidadania: o uso da informação governamental para a participação na democracia(2017) SILVA, Rafaela Carolina da; OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki; YAFUSHI, Cristiana Aparecida PorteroThe Information and Communication Technologies enable the development of democratic societies when they allow access to information in different media and contexts. Hence, the access to government information is only the first step towards making people citizens, since it corroborates to the development of the democracy by allowing the population to know how to interpret and appropriate information to build knowledge. It is argued, therefore, that the process of the use of information is equivalent to the execution of citizenship, since it qualifies the individual to deal with different information transmitted by the media in the various spheres: social, political and professional. From this perspective, the present research aims to reflect on the relevance of Information and Media Competence for the construction of citizenship in democratic societies through online access to Brazilian governmental portals. The methodological procedures involve a bibliographical research about public policies, Brazil's access to information law and information competence. To be considered competent in information, the citizen must have the skills and abilities to use the information made available by the government. One thing that can not be ignored is the fact that online portals in Brazil still have obstacles that contribute to the inefficiency of political transparency in the country. Therefore, being competent in information is fundamental to appropriate the government information disclosed, making the individual critical in the selection, retention and dissemination, as well as capable of interpreting the dataprovided in society and the ideologies that govern the sources of information.
- ItemBibliotecas híbridas e o desenvolvimento das sociedades(2022-12-15) SILVA, Rafaela Carolina da; CALDAS, Rosângela FormentiniIntrodução: Mudanças distintivas e fundamentais ocorridas nas bibliotecas ao longo do tempo refletem na nomenclatura utilizada para se referir às suas características. Defende-se a tese de que o paradigma da hibridez para bibliotecas se estagnou na década de 90, diante da aplicabilidade da tecnologia, contudo a gestão atual não se detém neste fator, mas na proximidade existente com as suas comunidades. Objetivo: Acompanhar a trajetória sociocultural do conceito de biblioteca híbrida, embasada na análise discursiva das novas perspectivas de existência de um contributo social, a fim de propor um conceito que integre a formação da complexidade, conhecimento e inovação. Metodolgia: Pesquisa qualitativa, explicativa e exploratória, de caráter teórico-epistemológico. O método utilizado foi a Análise do Discurso Multimodal. Como ferramentas de coleta de dados, utilizou-se do rigor da Pesquisa Bibliográfica, para a coleta em bases de dados específicas e correlatas à área da Ciência da Informação, e a Pesquisa de Campo, para coletar dados em bibliotecas híbridas do Estado do Missouri/EUA. Resultados: Foi possível identificar que a hibridez deve ser compreendida para além de sua estrutura física, como fator de representatividade para o desenvolvimento de comunidades. O conceito de hibridez se insere no contexto das organizações sistêmicas, pressupondo um ambiente de atuação aberto e de junções administrativas, conjecturando espaços informacionais micro e macro. Conclusão: A hibridez confere novos modos de se utilizar a tecnologia em favor da constituição de um coletivo inteligente, abrangendo redes complexas de saberes, que podem se unir e trazer diferentes olhares para as bibliotecas.
- ItemServiço de referência e informação no contexto da hibridez em bibliotecas(2021-03-24) DAMIAN, Ieda Pelógia Martins; SILVA, Rafaela Carolina da; SANTOS NETO, João Arlindo dosIntrodução: Para disponibilizar informações relevantes aos seus usuários, a biblioteca disponibiliza o serviço de referência e informação, que auxilia, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Para atingirem seus propósitos, a biblioteca e o serviço de referência e informação precisam acompanhar as mudanças apresentadas pelo ambiente onde atuam, o que fez surgir, entre outras coisas, as bibliotecas híbridas. Método: Com o objetivo de verificar as necessidades de adequações do serviço de referência e informação para serem ofertados em bibliotecas híbridas, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi desenvolvida uma revisão de literatura em referenciais teóricos específicos das duas temáticas - serviço de referência e informação e bibliotecas híbridas - no âmbito da Ciência da Informação. Resultados: Como resultados, destaca-se que existe necessidade de adequações do serviço de referência e informação para que as bibliotecas se configurem como híbridas. Conclusão: Afirma-se que o serviço de referência e informação é diretamente afetado pelo conceito de biblioteca híbrida, o que traz a necessidade de repensar seu escopo e visão.