Navegando por Autor "SILVA, Priscila Soares"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPercursos formativos na educação infantil: O que nos dizem os professores?(2023) SANTOS, Julianna Britto; SANTOS, Luiz Anselmo Menezes; SILVA, Priscila SoaresA formação docente contínuaé condição de qualificaçãopara os professores da educaçãoinfantil.Autores comoGatti (2011;2018), Kramer(2005),Zabalza (2007), entre outros,defendemaformação continuadacomo construção de competências para o exercício do magistério.Em consonância com as ideias defendidas por esses estudiosos, os trabalhosde Abuchaim (2018), Campos (2018) e Barbosa (2016) demonstrama relevância do aperfeiçoamento permanente para a reflexão e a consolidação de práticas pedagógicas concernentes àprimeira infância. Diante dessas pesquisas,a seguinte pergunta se impõe:quais são as necessidades de formação dos docentes que atuam na educação infantil?Motivado por este questionamento,o presente artigo primoupela escuta dos docentes em relação aseus percursos formativos. Oobjetivo, portanto,foi reconhecer quaissão as necessidades e as dificuldades formativas vivenciadas pelos docentes da educação infantil na rede municipal de ensino de Aracaju/SE. Quanto aopercurso metodológico, eleapresenta naturezaqualitativa.Para a produçãodomaterial de análise, foram realizadas entrevistas individuais com 44 docentes atuantes na pré-escola, eminstituições localizadas na referida cidade. Entre os resultados,foi evidenciado que afragilidade ou a ausência de formação docente impacta negativamente na relação do professorcom a sua identidade profissional.Por essa razão, escutar os docentes, promovendo a reflexão de suas necessidades e dificuldades de formação contínua,no contexto da primeira etapa da educação básica,constitui relevante contribuição para o movimento de qualificação da docência orientadaàprimeira infância.