Navegando por Autor "SILVA, Maria Alda Tranquelino da"
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- ItemOs saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas(2019) SILVA, Maria Alda Tranquelino da; SILVA, Eduardo Jorge Lopes daO presente artigo é um recorte de pesquisa realizada em nível de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Objetivou conhecer como os professores da etnia potiguara, da Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba, constroem seus saberes docentes para atuarem na modalidade de educação de jovens e adultos indígena (EJA) e identificar como esses saberes são mobilizados em sua prática pedagógica. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, recorremos à etnografia da prática escolar (ANDRÉ, 2005) e à análise documental. Como procedimentos para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados coletados foram trabalhados com base na técnica de Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011). Assim, foi possível constatar, a partir dos relatos dos professores, diversos espaços formativos que contribuem para a construção dos saberes docentes: o contato com as lideranças indígenas, com os anciões que mantêm viva a história, visitas aos locais sagrados e rodas de diálogos com os professores promovidas pela escola. Esses espaços fomentam a reflexão sobre os saberes construídos no cotidiano da escola e mantêm viva a cultura, a identidade e a tradição indígena dos povos potiguaras. Apesar disso, ainda se faz necessária a adoção de políticas de formação inicial e continuada para os professores potiguaras, no sentido de poder oferecer uma educação escolar de mais qualidade para jovens e adultos indígenas.
- ItemOs saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas(2019) SILVA, Maria Alda Tranquelino da; SILVA, Eduardo Jorge Lopes daThis article is an excerpt of research carried out at the Master's level by the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraíba. The objective was to learn how teachers from the Potiguara ethnic group, from Baía da Traição, North Coast of Paraíba, build their teaching knowledge to act in the modality of indigenous youth and adult education (EJA) and identify how this knowledge is mobilized in their pedagogical practice. As this is a research with a qualitative approach, we resorted to the ethnography of school practice (ANDRÉ, 2005) and documental analysis. As procedures for data collection, the following techniques were used: semi-structured interview and participant observation. The collected data were worked based on the Content Analysis technique, recommended by Bardin (2011). Thus, it was possible to verify, from the teachers' reports, several training spaces that contribute to the construction of teaching knowledge: the contact with indigenous leaders, with the elders who keep history alive, visits to sacred places and circles of dialogues with teachers promoted by the school. These spaces encourage reflection on the knowledge built in the daily life of the school and keep alive the culture, identity and indigenous tradition of the Potiguara peoples. Despite this, it is still necessary to adopt initial and continuing education policies for teachers in Potiguara, in order to be able to offer higher quality school education for indigenous youth and adults.