Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Marcio Tascheto da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação inicial de professores para educação básica e sua interface com os territórios educativos: estado do conhecimento
    (2023) DONATO, Sueli Pereira; SILVA, Marcio Tascheto da
    Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado do Conhecimento sobre a formação inicial de professores para a Educação Básica na interlocução com os territórios educativos (TEs), a partir do mapeamento e da análise da produção acadêmico-científica em teses, dissertações e artigos na área da educação, no período 2014 a 2021. Com esta pesquisa, objetivamos compreender como o tema é abordado de modo a identificar lacunas, desafios ou possibilidades de interlocuções deste lócus formativo com os TEs em prol de uma formação humana, integral e crítico-emancipadora para uma escola em metamorfose. Para a geração dos dados foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a plataforma Educ@/FCC, SciELO/Brasil e Scielo/América Latina. O corpus de análise se constitui de 3 teses e 2 dissertações captados no catálogo da CAPES e 1 artigo oriundo da SciELo/Brasil, não tendo sido encontrados dados na SciElo/América Latina sobre o tema. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial de professores e territórios educativos sobressaindo apenas uma dissertação com relação direta ao objeto do presente estudo. Os resultados indicam um esforço considerável em relacionar a formação docente em contextos territoriais, sobretudo em cidades que se filiam a ideia-força das cidades educadoras e contribuiu para detectarmos a escassez de produções sobre o tema e a premência sobre a formação inicial de professores e a relação com a constituição de TEs. Defendemos uma formação docente materializada na tríade: “com universidades e escolas” (Nóvoa, 2022) e para além dos espaços formais de ensino de modo compreendê-los como dispositivos educativos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão