Navegando por Autor "SILVA, Marcia Regina da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlterações de fala em escolares: ocorrência, identificação e condutas adotadas(2008) SILVA, Marcia Regina daThe purpose of this research was to verify the prevalence of speech disorders in students of elementary school, to know what the teachers of these students think about the possible interferences of speech disorders in people’s lives and wha
- ItemCompetências informacionais para utilização da análise bibliometrica em Educação e Educação Especial(2005) HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; SILVA, Marcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; FERREIRA JUNIOR, Amarilio; FARIA, Leandro Innocentini Lopes deIn the current context of the knowledge society, the technological transformations produce knowledge that characterize the contemporary world through the use of the information and communication technology, based on the principles of the interdisciplinar
- ItemInternacionalização de currículoconteúdos para formação em fisioterapia no brasil e em itália(2024) SILVA, Marcia Regina da; FERRETTI, Fátima Kremer; TEO, Carla Rosane Paz Arruda; FERNANDES, PreciosaO estudo analisou os conteúdos dos cursos de graduação em fisioterapia no Brasil e em Portugal em uma perspectiva de internacionalização do currículo. Estudo de casos múltiplos e integrados com análise documental das ementas/planos de estudos de cinco cursos no Brasil e quatro em Portugal, mediante entrevistas semiestruturadas com gestores e grupos focais com professores por país. Com o auxílio do NVivo, utilizou-se a técnica de contagem de palavras e se fez a análise de conteúdo temática. Os conteúdos atendem às diretrizes nacionaise internacionais para a formação em fisioterapia em ambos os casos. Houve aproximações entre os cinco conteúdos mais citados por área. A convergência de conteúdos permitiu apontar caminhos para internacionalização do currículo com sugestão de conteúdos nas áreas de conhecimentos que integrem diferentesáreas de saber. Ainda, estratégias de internacionalização em casa devem ser incentivadas, pois possibilitam que todos os estudantes sejam beneficiados.