Navegando por Autor "SILVA, Madalena Pereira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfluência dos aspectos formativos e geracionais no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: o que dizem os professores?(2022) RIBEIRO, Dione Carlos; SILVA, Madalena Pereira daO artigo descreve os aspectos geracionais e formativos de professores quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como identifica a influência desses aspectos na prática pedagógica dos professores. Para isso, busca-se compreender de que modo esses aspectos refletem no contexto da aprendizagem estudantil, por meio de contribuições advindas de autores como Nóvoa, Vigotsky, Prensky e Lévy. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso de entrevista como estratégia para a coleta de dados. A entrevista foi realizada com dez professores em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Lages, na serra catarinense. Os dados foram analisados pelos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin e organizados com o apoio do softwareMAXQDA 2020. Almejou-se compreender como as TIC são propaladas no contexto educacional, bem como encontrar algumas evidências da influência tecnológica e geracional na prática pedagógica dos professores. Pôde-se observar que as formações envolvendo a Cultura Digital oferecidas são escassas. Igualmente, também foi possível ponderar que os professores tidos como nativos digitais, bem como alguns estudantes, possuem fundamentada facilidade para administrar ferramentas tecnológicas e os imigrantes digitais entrevistados estão dispostos a aperfeiçoar os conhecimentos tecnológicos, desde que tenham a égide para isso. Nesse contexto, mudanças significativas são estimadas, de modo a ressignificar a troca de experiências e conhecimentos no âmbito das interações sociais.
- ItemProposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica(2023) SALAMAN, Dariana Medeiros Andrade; SILVA, Madalena Pereira daNesta pesquisa é apresentada uma proposta de formação continuada de professores em uma escola de educação básica no município de Painel/SC. A proposta tem como aporte epistemológico o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, cuja proposta formativa foi elaborada no âmbito do Programa de formação-ação em escolas criativas. Participaram da pesquisa, quinze professores atuantes na educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais. A proposta de formação foi desenvolvida por meio de planejamento colaborativo e proporcionou, ao final dos encontros, a polinização de dois portfólios elaborados pelos professores participantes. Os resultados evidenciaram que a base epistemológica contribuiu à formação continuada dos professores, numa perspectiva mais humanizada e integradora, quando se compreende o que traz sentido à vida, o cuidado de si, do outro e do meio ambiente. Na percepção dos participantes, a formação trouxe mudanças de atitudes em prol da cidadania planetária; abertura ao diálogo, colaboração e cooperação; consciência ambiental e bem-estar social e, superação das práticas pedagógicas disciplinares, propiciadas pela reforma do pensamento.