Navegando por Autor "SILVA, Madalena Pereira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfluência dos aspectos formativos e geracionais no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: o que dizem os professores?(2022) RIBEIRO, Dione Carlos; SILVA, Madalena Pereira daO artigo descreve os aspectos geracionais e formativos de professores quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como identifica a influência desses aspectos na prática pedagógica dos professores. Para isso, busca-se compreender de que modo esses aspectos refletem no contexto da aprendizagem estudantil, por meio de contribuições advindas de autores como Nóvoa, Vigotsky, Prensky e Lévy. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso de entrevista como estratégia para a coleta de dados. A entrevista foi realizada com dez professores em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Lages, na serra catarinense. Os dados foram analisados pelos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin e organizados com o apoio do softwareMAXQDA 2020. Almejou-se compreender como as TIC são propaladas no contexto educacional, bem como encontrar algumas evidências da influência tecnológica e geracional na prática pedagógica dos professores. Pôde-se observar que as formações envolvendo a Cultura Digital oferecidas são escassas. Igualmente, também foi possível ponderar que os professores tidos como nativos digitais, bem como alguns estudantes, possuem fundamentada facilidade para administrar ferramentas tecnológicas e os imigrantes digitais entrevistados estão dispostos a aperfeiçoar os conhecimentos tecnológicos, desde que tenham a égide para isso. Nesse contexto, mudanças significativas são estimadas, de modo a ressignificar a troca de experiências e conhecimentos no âmbito das interações sociais.