Navegando por Autor "SILVA, Leon de Assis"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPedagogia Histórico-Crítica: contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico(2024) SILVA, Leon de Assis; QUEIROZ, Vanderleida Rosa de Freitas eEste artigo objetiva contextualizar a gênese e os fundamentos epistemológico e metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica como contribuição ao debate sobre a possibilidade de uma educação contra-hegemônica. Para tanto, apoia-se em autores de perspectiva crítico-dialética que têm produzido estudos sobre essa pedagogia. Apresentam-se três seções, além de introdução e das considerações finais. A primeira trata das pedagogias não críticas e das teorias crítico-reprodutivistas como contextualização do surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica; a segunda, de seu fundamento epistemológico; e a terceira, dos aspectos teórico-metodológicos da didática histórico-crítica. Como conclusão, afirma-se que essa pedagogia pode propiciar uma formação transformadora tanto do indivíduo quanto da sociedade.