Navegando por Autor "SILVA, Laiane Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemIngresso e permanência em uma licenciatura em educação do campo: uma análise a partir da teoria das representações sociais(2023) SILVA, Laiane Alves; VERONESE, Monaise Cristina Borges Silva; MIRANDA, Camila LimaO artigo apresenta as motivações para o ingresso e permanência em uma Licenciatura em Educação do Campo, áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática, em uma IES mineira. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi um questionário Google Forms. Adotou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Como resultados, verificou-se que a motivação para o ingresso se pauta na representação social que essa é uma oportunidade para estar em um curso de graduação, que dialoga com a realidade campesina. Ressaltaram, ainda, a Pedagogia da Alternância como algo essencial em suas escolhas. O núcleo-central da representação social sobre permanência no curso são os termos: dedicação e sonho. Conhecer as representações sociais que alicerçam o ingresso e a permanência dos estudantes na LECampo podem fornecer importantes indicativos para o curso e para o fomento de políticas públicas.