Navegando por Autor "SILVA, Lázara Cristina da"
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- ItemApresentação(2019) SILVA, Lázara Cristina da; SOUZA, Vilma Aparedica deO dossiê Políticas de Educação Inclusiva: Desafios Atuais é composto por seis artigos que abordam a temática, com enfoques distintos. A inclusão, ainda hoje, após mais de três décadas de sua introdução na legislação nacional, no campo educacional e social, ainda precisa ser amplamente discutida. Isto pois, houve uma expansão nacional da vinculação da ideia de inclusão das pessoas com deficiências no campo educacional. Tal fato levou a uma redução significativa do modelo de inclusão educacional que não visa apenas ao público da educação especial, mas da escolarização de todos.
- ItemEditorial(2016) SILVA, Lázara Cristina daEste Dossiê, organizado para compor um espaço na Revista Educação, Política em Debate da Linha de Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, é resultado de um projeto no qual algumas áreas se dispõem a apresentar resultados de estudos recentes que venham a fomentar o desejo dos leitores para o campo de conhecimento em questão. Assim, o tema Política e Inclusão Educacional foi definido como uma possibilidade de dossiê, aliada às questões do processo de escolarização do público da Educação Especial.
- ItemEducação infantil e educação especial: entre as fronteiras do favor e do direito de todos às condições de cidadania(2019) SILVA, Lázara Cristina da; SILVA, Fernanda Duarte Araújo; FALEIRO, WenderEste texto pretende refletir sobre as fronteiras existentes entre favor e as conquistas rumo ao direito à educação pública de qualidade referenciada socialmente, focalizado na Educação Infantil de 2008 a 2018, decorrentes da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva.
- ItemO direito de ir, vir e interagir na educação superior: onde andam a acessibilidade e a inclusão?(2018) BATISTA, Maria do Carmo de Souza; SILVA, Lázara Cristina daQuando se fala de acessibilidade e inclusão, há sempre um primeiro pensamento voltado para a deficiência física. Porém o atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida é apenas um dos vieses da acessibilidade, que abrange um contexto muito mais amplo, relacionado à todas as estratégias direcionadas à minimização das barreiras que impedem ou dificultam o acesso físico, tecnológico, comunicacional e atitudinal das pessoas que estão submetidos à alguma forma de deficiência. Este artigo objetiva revisar a literatura que trata da acessibilidade como política inclusiva na educação superior, com o intuito de contribuir para a disseminação das práticas efetivamente necessárias para o atendimento a esse público que, historicamente, é excluído e de valorizar um grupo social que necessita de apoio para a permanência e a conclusão dos estudos, abordando os pontos centrais ligados à responsabilidade social das Instituições de Educação Superior (IES) na adoção de estratégias e políticas educacionais em favor da inclusão.
- ItemPolíticas de avaliação externa e a medicalização da educação: dos sentidos do “não aprender” até o “não ensinar”(2020) SOUZA, Vilma Aparecida de; RICHTER, Leonice Matilde; SILVA, Lázara Cristina daNeste artigo, objetivamos analisar as políticas de avaliação externa e os efeitos concernentes ao “não aprender” e ao “não ensinar” como marcas da culpabilização e medicalização da educação.
- ItemUma década da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: do ideal ao possível(2018) SILVA, Lázara Cristina da; SOUZA, Vilma Aparecida de; FALEIRO, WenderEste texto apresenta uma reflexão sobre a trajetória de uma década da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, por meio de uma análise histórica e política do processo de produção de tal Política.