Navegando por Autor "SILVA, Isabela Dutra Corrêa da"
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- ItemEducação Infantil e a Pandemia no Brasiluma análise bibliográfica entre 2020 e 2022(2025) ALBUQUERQUE, Simone Santos de; SILVA, Isabela Dutra Corrêa daEsse artigo tem como objetivo analisar a produção bibliográfica produzidaentre 2020 e 2022 acerca da Educação Infantil e Pandemia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da leitura de resumos e palavras-chave de 46 artigos científicos, encontrados em duas bases de dados: Google Acadêmicoe SciELO. Os materiais analisados foram organizados em quatro categoriasde análises: 1) Currículo escolar; 2) Cuidar e educar; 3) Políticas Públicas e intersetorialidade; 4) Vulnerabilidade social. A partir das análises realizadas, percebemos que durante a pandemia houve uma preocupação relacionada à garantia dos direitos das crianças e à manutenção de vínculo entre família e escola; destacou-se a necessidade de colaborações intersetoriais entre políticas educacionais, e de assistência social e saúde pública; por fim, a pandemia afetou de forma contundente, populações em situação de vulnerabilidade social.
- Item"Mães e pais pela democracia" e "lugar de criança é na escola": Uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram(2021) MACHADO, Roseli Belmonte; BORTOLAZZO, Sandro Faccin; SILVA, Isabela Dutra Corrêa daA Educação brasileira tem sido impactada pela pandemia de COVID-19. Uma das formas de contenção foi o distanciamento social, que suspendeu aulas presenciais e ocasionou discussões. Esta pesquisa analisa dois movimentos gaúchos que estão nessa disputa, “Mães & pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”, objetivando compreender os discursos que os constituem e modo como se organizam. Analisou-se suas postagens no Instagram, a partir das lentes dos Estudos Foucaultianos, com foco no conceito de governamentalidade. Nota-se que os movimentos se pautam no gerenciamento de riscos, se legitimando pelo uso das mídias, aporte em discursos de especialistas e na defesa dos direitos da criança.