Navegando por Autor "SILVA, Alison Luan Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInvestigação-histórica-com-tecnologia para a unidade de álgebra e geometria no 8º ano(2021) SOUSA, Giselle Costa de; SILVA, Alison Luan Ferreira daHistória da Matemática (HM), as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM), dentre outras, são tendências em educação matemática cujas pesquisas tem apontado para argumentos favoráveis de uso no ensino-aprendizagem de matemática. Há ainda a possibilidade de uni-las em prol do ensinoe aprendizagem. Em se tratando do ensino básico, recomenda-se que as propostas sejam apoiadas nos documentos oficiais, dentre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que igualmente recomenda essas tendências e ainda sua conexão. Deste modo, nesse artigo, propomos a aliança entre HM, TDIC via IM mediante a apreciação de parte deum produto educacional, para abordagem das unidades temáticas de Álgebra e Geometriamediante osobjetosde conhecimentosde plano cartesiano e transformações geométricascomo simetria, tratadoscom abordagem histórica de personagens, obras e documentos como Nicole Oresme, La Géométrie de Descartes, o Problema de Pappus, a pintura rupestre do Abrigo de Rock El Buey, observação das esfinges esmaltadas do palácio de Dario em Susa, entre outros. Para isso, nossa pesquisa adota abordagem qualitativa com objetivo exploratório de modo a introduzir constructos que fundamentam a proposta e apresentar exemplo específico que caracteriza a aliança supracitada. Como resultado encontramos objetosde conhecimentoscomunsas unidades temáticas supracitadas podendo ser abordadosnuma investigação-histórica-com-tecnologia mediante produto educacional,concluindo que esta proposta consiste numa alternativa para abordagem matemática na educação básica na direção da conjunção entre HM, TDIC e IM.