Navegando por Autor "SHIROMA, Eneida Oto"
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- ItemEstado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030(2020) SHIROMA, Eneida Oto; ZANARDINI, Isaura Monica SouzaO objetivo deste artigo é analisar as propostas anunciadas na Agenda 2030 relativas à implementação do chamado desenvolvimento sustentável. A partir da análise dos documentos: Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e Educação 2030 - Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 , indicamos quais são as tarefas atribuídas ao Estado e as reformas da educação propostas nesse projeto de desenvolvimento.
- ItemO projeto de educação do banco interamericano de desenvolvimento(2019) MELGAREJO, Mariano Moura; SHIROMA, Eneida OtoO presente artigo aborda o projeto de Educação sustentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, alguns aspectos da sua história, organização interna e contratos no Brasil. A análise desenvolveu-se a partir de um amplo corpus documental, composto pelas diretrizes gerais do Banco, marcos setoriais e projetos para o setor Educação. Constatamos que, sob o pretexto de combater a pobreza, em essência as políticas do Banco visam estreitar a formação docente; exercer forte controle sobre seu trabalho por meio das reformas curriculares, avaliações em larga escala e coaching; flexibilizar a gestão; destruir a carreira do magistério a partir da sua substituição por políticas meritocráticas; implementar políticas de accountability; estabelecer a política de vouchers; além das diversas outras formas de privatização, que atingem desde a escolha dos materiais didáticos até a terceirização da gestão de escolas públicas.
- ItemProfessor: protagonista e obstáculo da reforma(2007) EVNGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida OtoThe article discusses teacher education within the context of the reform in the Brazilian State, articulated to the recommendations made by the international bodies for education at the start of the 21st century. For that, it makes use of the concept of G