Navegando por Autor "SCHWANTES, Lavínia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDa transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências(2012) FÁVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara; SCHWANTES, LavíniaNeste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada por uma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.