Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SCHREIBER, Karla Priscila"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentespara ensinar estatística
    (2022) SCHREIBER, Karla Priscila; SILVA, Mauren Porciúncula Moreira da
    Neste artigo são descritas e analisadas evidências da produção de conhecimentos docentes específicos para o ensino de Estatística, especialmente os aspectos afetivos no relacionamento dos discentes com a Matemática e a Estatística. Estes conhecimentos foram identificados nas narrativas de um grupo de professores, formado sob o viés colaborativo, que tem se dedicado, desde 2018, a estudar a Educação Estatística. Sete encontros do Grupo foram gravados, transcritos e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, o que originou a construção de sete discursos-síntese. Para este momento, são apresentadas as análises referentes ao discurso: “relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística”. No âmbito desta pesquisa, pode-se identificar conhecimentos dos professores acerca das crenças e atitudes dos discentes, bem como a influência destas variáveis afetivas para o processo educativo. Também foram mobilizadas compreensões curriculares, do conteúdo, das estratégias e materiais pedagógicos, do contexto educacional, dos propósitos educacionais e da formação em Estatística dos discentes, além das crenças e atitudes dos próprios docentes. À vista disso, por meio desta pesquisa buscou-se contribuir para a constituição de uma Base de Conhecimento para o ensino de Estatística, uma vez que conhecidas tais especificidades educativas, se poderá contribuir para a desenvolvimento e a prática profissional docente, atentos à relevância dos conhecimentos estatísticos para a formação dos discentes, no âmbito pessoal e profissional.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão