Navegando por Autor "SCHMITZ, Bruna"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação do campo, estágio supervisionado e matemática: uma experiência cartográfica(2023) SCHMITZ, Bruna; WAGNER, Débora ReginaEste artigo apresenta acartografia de um Estágio Supervisionado na área de Ciências da Natureza e Matemática,vivenciado por uma futura professora do campo. Trata-se de um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso –TCC,defendido no ano de 2021,no Curso de Licenciatura em Educação do Campo,da Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio aconteceu no primeiro semestre de 2021,na forma de seminário,em decorrência da suspensão das atividades presenciais nas escolas ena universidade devido à pandemia da Covid-19. A questão central que mobilizou o estudo perpassa o entrelaçamento entre a formação inicial de professor do campo, o estágio supervisionado e, particularmente, o modo como se opera e serelacionacom amatemáticanesse processo. Para tanto, assume-se a cartografia como uma estratégia metodológicae o diário de bordo como uma de suas pistas, cujo intuito é expressar, na forma de escrita, as vivências, afetações, expectativas,incertezas e pensamentos produzidos durante a realização de um estágio envolvendo a matemática e uma futura-professora. Desta forma, ao se traçar os caminhos vivenciadosdurante o estágio,assume-seo caminharcomo um processo de criação de umarealidade vivenciadaque possibilita problematizar questões acerca da formação matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo,criando condições para a emergência de outras formas de se fazer educação matemática e abrindo espaços para outrasexperiências e sentidos