Navegando por Autor "SCHILLING, Flávia Inês"
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- ItemMediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?(2018) SCHILLING, Flávia InêsWe present some findings from the research Justice, human rights and violence: the fair school and the initiatives of restorative justice,in the context of the project Justice and Education, a public policy set forth by São Paulo’s Department of Education and that suggests, among other measures, the preparation of mediators/teachers and restorative justice in schools. We conduct a case study of said public policy, a literature review and apply questionnaires and interviews to the teachers/mediators. The questions regarding what would be ‘fair’ were: a school with judicial disputes arising from its relations would be fair? The formalization of the practices of fairness effectively increases the degree of fairness? A fair teacher is whom received the title of mediator/teacher? The results show the dilemmas of an uncertain and hesitant public policy and the difficult positions these teachers occupy in schools.
- ItemQuando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo(2018) SCHILLING, Flávia Inês; RESENDE, José ManuelAs políticas públicas no domínio da educação estão hoje munidas de ações públicas cheias de boas intenções. Entre muitas ações públicas destacamos dois princípios que desde a institucionalização da escola pública têm animado o debate político nacional e internacional. Um está ligado à igualdade de oportunidade escolar para todos; o segundo está associado à escolaridade obrigatória para todos os alunos em idade escolar. Contudo, a aplicação destes dois princípios ainda estão aquém da sua concretização pública. As taxas de reprovação e do abandono ou da evasão escolares ainda são elevadas. É o que têm acontecido quer no Brasil, quer em Portugal. Neste sentido a escola para todos é ainda uma miragem. Há uma percentagem de alunos que na idade escolar não completam a escolaridade obrigatória que tem estado a ser prolongada pelas políticas públicas.