Navegando por Autor "SCHEIBE, Leda"
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- ItemDiferentes olhares com os mesmos foco e objetivo: compreender e combater o conservadorismo(2024) SCHEIBE, Leda; SANTOS, Catarina de AlmeidaNeste número, o Dossiê Conservadorismos na educação básica apresenta uma temática que não poderíamos deixar de destacar no momento que vivemos, por se referir ao preo-cupante avanço, também na área da educação, de uma ideologia avassaladora, a tomar corpo no país e no mundo por meio de um conjunto de políticas que emergem como ameaça às conquistas obtidas na direção de melhorias sociais: o conservadorismo. Viven-ciamos, entre outras evidências, um cenário de desconfiança em relação ao trabalho de professoras e professores, com políticas de controle do seu trabalho docente, avanço da militarização escolar, investidas visando a regulamentação da educação domiciliar no Bra-sil, popularização do discurso antigênero na arena social e política que debate a Educação Básica, entre outras manifestações. Em recente publicação, Heleno Araujo (2024), comen-tando um documento da Organização das Nações Unidas – ONU referente à necessária garantia da liberdade de expressão e de pensamento acadêmico aos/às docentes, revelou também sua preocupação com o que ocorre em muitos lugares do Brasil, com persegui-ção e censura a professores e professoras no seu trabalho escolar, a partir do movimento ‘Escola sem Partido’. São evidências que nos conduziram à realização de um Dossiê vol-tado aos conservadorismos na educação.
- ItemFormação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996(2016) SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera LúciaThis study presents and analyzes the teacher training policies for basic education in undergraduate courses, degrees, as its main regulations after the promulgation of the Guidelines and Bases Law of National Education (LDB), Law No. 9.394 / 1996 of December 20, 1996 (BRAZIL, 1996), currently in effect. Synthetically runs through the historical trajectory of post military dictatorship country, drawing an explanatory overview of the disputes between the different conceptions of training that marked the construction of these regulations process. Points out, in this process, the importance of a central issue in these definitions, namely, the fact that, ultimately requiring a higher level of training to train teachers. This paper therefore proposes, through a theoretical and conceptual approach to analyze the regulations that have been settling since the second half of the 1990s to the present day, with reference to national curriculum guidelines in place to regulate the training teachers for basic education developed in undergraduate courses, undergraduate calls.
- ItemLicenciaturas em Santa Catarina: o contexto atual(2009) SCHEIBE, Leda; DELIZOICOV, Nadir Castilho; DURLI, ZenildeNeste trabalho apresentam-se resultados de investigação que teve como objeto de estudo a caracterização da disponibilidade de cursos de licenciatura no estado de Santa Catarina. Considerou-se a demanda de formação de profissionais para a docência no ensino médio regular. As informações necessárias foram obtidas no banco de dados on-line, alocado no sítio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tomando como base o ano de 2006, são apresentados dados sobre Santa Catarina como um todo e por mesorregiões, bem como por Instituições de Ensino Superior (IES), por área de conhecimento e por modalidade. Os resultados demonstram a existência de 149 cursos de licenciatura em todo o território catarinense, distribuídos por 21 diferentes IES. O maior número de cursos é o de Letras, 34; em segundo lugar, figuram os cursos de Matemática, 19; em terceiro lugar, os de Educação Física, 17. A formação de professores em Santa Catarina ocorre, na sua maioria, em instituições universitárias nas quais a modalidade presencial é a mais praticada. Quanto aos cursos de licenciatura relacionados às Ciências Naturais, há uma deficiência acentuada, de forma semelhante à demanda evidenciada em relatório do Conselho Nacional de Educação. Recomenda-se a ampliação da formação inicial, particularmente para as disciplinas de Física, Química e Biologia, assim como a viabilização de uma efetiva formação continuada.
- ItemO novo Plano Nacional de Educação: tensões e resistências(2024) DOURADO , Luiz F.; ARAUJO, Walisson. M. de P.; SCHEIBE, LedaO dossiê O novo Plano Nacional de Educação: tensões e resistências, organizado por Luiz Fernandes Dourado, Walisson Araújo e Leda Scheibe, pretende abordar os desafios para a proposição e a materialização do Plano Nacional de Educação – PNE, entendido como epicentro das políticas de Estado para a educação (DOURADO, 2017; CONAE, 2024). Nessa direção, estimulou-se a apresentação de estudos, análises e avaliações problematizando o atual PNE, incluindo a sua secundarização no âmbito das políticas educacionais, bem como as concepções e proposições atinentes à Conae 2024.
- ItemO Sistema Nacional e o Plano Nacional de Educação para a próxima década (2024-2034) desafios à luz das deliberações da Conae 2024(2024) DOURADO , Luiz F.; ARAUJO, Walisson. M. de P.; SCHEIBE, LedaEste artigo pretende atualizar discussões e proposições atinentes ao Sistema Nacional de Educação – SNE, tendo por referência ativos políticos para sua materialização como lei complementar. Presente nos anos 2000, o tema foi recuperado e incitado por conferências nacionais de educação, estímulos do Fórum Nacional de Educação e do Fórum Nacional Popular de Educação, além de encaminhamentos no Executivo e no Legislativo – destacando-se a Emenda Constitucional nº59/2009. O tema é aqui contextualizado como grande desafio nacional ainda não cumprido, apesar das disposições legais, apresentando elementos de debates relevantes historicamente, mobilizações e proposições que ratificam uma concepção de educação e a necessidade do SNE; sinaliza, igualmente, a centralidade da CONAE 2024 sobre o tema; ao fim, ratifica a instituição e a regulamentação do SNE, fundamental para viabilizar desafios educacionais dispostos no PNE, instrumento de gestão pública e mobilização da sociedade.
- ItemPela valorização dos/as funcionários/as da educação básica pública.(2023) SCHEIBE, Leda; ANDRADE, Guelda Cristina de Oliveira
- ItemProjeto de Lei (2614/2024) do Plano Nacional de Educação - entrevista com o Ministro da Educação Camilo Santana, Senadora Teresa Leitão e Heleno Araújo(2024) DOURADO, Luiz F.; ABICALIL, Carlos; SILVA, Fátima; ANDRADE, Guelda C. de Oliveira; SCHEIBE, LedaA retomada de um governo do campo democrático popular tem ensejado avanços nas proposições de políticas e sua democratização, por meio de processos de participação. A realização da Conferência Nacional de Educação – Conae 2024 pelo Fórum Nacional de Educação – FNE e pelo Ministério da Educação – MEC, antece-dida por conferências livres, municipais, estaduais, distrital e regionais, tendo por eixo um novo Plano Nacional de Educação – PNE, bem como o estabelecimento de bases para os planos estaduais, distrital e municipais, propiciou a construção coletiva e democrática do Documento Final da Conae 2024 com proposições, metas e estratégias envolvendo uma concepção sistêmica e emancipatória de educação, direcionada à superação das desigual-dades e assimetrias no campo institucional. O MEC, tendo por base esse documento final e as contribuições do Grupo de Trabalho – GT PNE do MEC, encaminhou para o Con-gresso Nacional, em 27 de junho de 2024, o Projeto de Lei 2614/2024 do PNE 2024/2034
- ItemValorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação(2010) SCHEIBE, LedaAfter briefly assessing the valuation and training of basic education teachers in Brazil, this paper seeks to contribute to this discussion by addressing some of the challenging questions posed to improve this field, as well as the major struggles that re