Navegando por Autor "SCHEIBE, Leda"
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- ItemFormação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996(2016) SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera LúciaThis study presents and analyzes the teacher training policies for basic education in undergraduate courses, degrees, as its main regulations after the promulgation of the Guidelines and Bases Law of National Education (LDB), Law No. 9.394 / 1996 of December 20, 1996 (BRAZIL, 1996), currently in effect. Synthetically runs through the historical trajectory of post military dictatorship country, drawing an explanatory overview of the disputes between the different conceptions of training that marked the construction of these regulations process. Points out, in this process, the importance of a central issue in these definitions, namely, the fact that, ultimately requiring a higher level of training to train teachers. This paper therefore proposes, through a theoretical and conceptual approach to analyze the regulations that have been settling since the second half of the 1990s to the present day, with reference to national curriculum guidelines in place to regulate the training teachers for basic education developed in undergraduate courses, undergraduate calls.
- ItemLicenciaturas em Santa Catarina: o contexto atual(2009) SCHEIBE, Leda; DELIZOICOV, Nadir Castilho; DURLI, ZenildeNeste trabalho apresentam-se resultados de investigação que teve como objeto de estudo a caracterização da disponibilidade de cursos de licenciatura no estado de Santa Catarina. Considerou-se a demanda de formação de profissionais para a docência no ensino médio regular. As informações necessárias foram obtidas no banco de dados on-line, alocado no sítio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tomando como base o ano de 2006, são apresentados dados sobre Santa Catarina como um todo e por mesorregiões, bem como por Instituições de Ensino Superior (IES), por área de conhecimento e por modalidade. Os resultados demonstram a existência de 149 cursos de licenciatura em todo o território catarinense, distribuídos por 21 diferentes IES. O maior número de cursos é o de Letras, 34; em segundo lugar, figuram os cursos de Matemática, 19; em terceiro lugar, os de Educação Física, 17. A formação de professores em Santa Catarina ocorre, na sua maioria, em instituições universitárias nas quais a modalidade presencial é a mais praticada. Quanto aos cursos de licenciatura relacionados às Ciências Naturais, há uma deficiência acentuada, de forma semelhante à demanda evidenciada em relatório do Conselho Nacional de Educação. Recomenda-se a ampliação da formação inicial, particularmente para as disciplinas de Física, Química e Biologia, assim como a viabilização de uma efetiva formação continuada.
- ItemValorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação(2010) SCHEIBE, LedaAfter briefly assessing the valuation and training of basic education teachers in Brazil, this paper seeks to contribute to this discussion by addressing some of the challenging questions posed to improve this field, as well as the major struggles that re