Navegando por Autor "SANTOS NETO, João Arlindo dos"
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- ItemBibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook(2017) SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco dePresents a research on university libraries and forms of information mediation through web tools, especially social medias. As goal, identify and analyze the mediation of information on Facebook. As for the methodological procedures, the article is exploratory and initially uses a brief bibliographic review of the terms university library, social medias and mediation of information and, later, analyzes a collection of data from the method of documentary research. It uses as technique for data collection the observation and as analysis of the data the Content Analysis. As results, it shows the number and names of the accounts located in the social media, the characteristics of them (type of profile, number of friends or likes), number of posts made by each account and their periodicity, the content of the posts distributed in 15 themed categories, the interaction between the libraries accounts and their interlocutors, from the likings, comments and shares. It considers that the use of social medias by the units of information researched is still small, since only 31% of them use Facebook as a way to mediate the information and to interact with its public. It concludes that the number of friends in the profile, likes on the page or number of posts do not guarantee a good interlocution between the account and the users, since the moment that the users are online on the network interferes more than the other elements pointed out.
- ItemConvergências entre a teoria da troca social e a mediação da informação e do conhecimento na perspectiva dos desenvolvedores de software : um estudo de caso(2020-10-02) SOUZA, Leonardo Pereira Pinheiro de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; MORAES, Cássia Regina Bassan deInformação e conhecimento são imprescindíveis à sobrevivência das empresas e no cotidiano das pessoas. Ademais, o software é elemento fundamental para gerir essas informações. Os profissionais de programação fazem uso de informação e conhecimento organizacional para desenvolverem seus projetos e trabalharem em equipe. Informação e conhecimento representam poder, e seu compartilhamento inclui barganhas, comportamentos estudados pela Teoria da Troca Social. Compartilhar informação efetivamente envolve mais do que repassá-la, envolve uma interferência visando que o receptor faça sua apropriação, para a execução do trabalho, por meio de sujeitos mediadores da informação. Objetiva-se verificar como se dá o compartilhamento de informação e conhecimento entre profissionais de software, inferindo como princípios da Teoria da Troca Social interferem ou em sua mediação, destacando a influência de motivadores egocêntricos e altruístas, ou voltados à coletividade. Como procedimentos metodológicos, efetuou-se um estudo de caso, de natureza descritiva, com profissionais de software discentes de uma instituição pública de ensino superior, de Garça, São Paulo, bem como seus funcionários administrativos, utilizando questionários, entrevistas e análise do site da instituição. Como resultados, verificou-se existirem evidências de mediação da informação e conhecimento entre os pesquisados, sendo que motivações altruístas e egocêntricas se conciliam dialeticamente nessa /mediação/compartilhamento. Atribui-se os resultados possivelmente a valores internalizados na formação universitária e a um ambiente de trabalho psicologicamente positivo. Conclui-se que existem convergências entre a Teoria da Troca Social e a mediação da informação, tanto no aspecto teórico quanto prático, evidenciando a possiblidade da mediação além dos equipamentos informacionais tradicionais: bibliotecas, arquivos e museus.
- ItemO processo de desinformação e o comportamento informacional uma análise sobre a escolha de voto nas eleições municipais de 2020(2021-09-01) FONSECA, Diego Leonardo de Souza; SANTOS NETO, João Arlindo dosIntrodução: O artigo analisa como o processo de desinformação, por meio das fake news, influenciaram o comportamento informacional de eleitores/moradores da Zona Leste da cidade de Manaus/Amazonas, na decisão do voto para as eleições municipais de 2020, sendo assim, buscou-se apresentar o processo de desinformação como um produto de influencia política, social, comunicacional e cultural, além de investigar o perfil comportamental dos eleitores a partir dos fenômenos de influencia da propagação de fake news veiculadas nas mídias digitais, observando as relações comportamentais estabelecidas nesses processos. Método: O método de análise teórico-metodológica foi baseado na Teoria da Ação Política, cuja aplicação do estudo deu-se a partir da coleta de dados por meio do questionário e entrevista remotos no Google Forms, disponibilizado e gerenciado em grupos de WhatsApp. Resultados: Os resultados mostraram que o aspecto comportamental dos eleitores, tanto no campo informacional, quanto no seio da política e do contexto social retratado na pesquisa, se apresentou como bastante heterogêneo, sendo então observada que há uma predileção dos eleitores pelos veículos de comunicação mais tradicionais, tais como a TV e o Rádio, mesmo que o consumo da informação seja nitidamente originário de notícias veiculadas em mídias sociais e grupos de mensagem instantânea. Conclusão: Considera-se que a decisão do voto e os critérios de escolha dos candidatos sofreram influências diretas do tipo de conteúdo informacional consumido pelos eleitores, independente do tipo de mídia (tradicional ou alternativa), podendo inferir que o comportamento informacional deles tende a ser ditado por notícias falsas ou informações de baixa qualidade.
- ItemServiço de referência e informação no contexto da hibridez em bibliotecas(2021-03-24) DAMIAN, Ieda Pelógia Martins; SILVA, Rafaela Carolina da; SANTOS NETO, João Arlindo dosIntrodução: Para disponibilizar informações relevantes aos seus usuários, a biblioteca disponibiliza o serviço de referência e informação, que auxilia, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Para atingirem seus propósitos, a biblioteca e o serviço de referência e informação precisam acompanhar as mudanças apresentadas pelo ambiente onde atuam, o que fez surgir, entre outras coisas, as bibliotecas híbridas. Método: Com o objetivo de verificar as necessidades de adequações do serviço de referência e informação para serem ofertados em bibliotecas híbridas, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi desenvolvida uma revisão de literatura em referenciais teóricos específicos das duas temáticas - serviço de referência e informação e bibliotecas híbridas - no âmbito da Ciência da Informação. Resultados: Como resultados, destaca-se que existe necessidade de adequações do serviço de referência e informação para que as bibliotecas se configurem como híbridas. Conclusão: Afirma-se que o serviço de referência e informação é diretamente afetado pelo conceito de biblioteca híbrida, o que traz a necessidade de repensar seu escopo e visão.